Pesquisadores do IFSC agora contam com manual de procedimentos

8. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Qual o fluxo para fazer um projeto de pesquisa no Instituto? Posso desenvolver um trabalho em parceria com outra instituição? E como funcionam os editais de apoio? Agora não é mais preciso ligar para as áreas de pesquisa do IFSC para entender como funcionam processos como esses. Para facilitar o dia-a-dia dos pesquisadores, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) lançou,nesta semana, o Manual de Procedimentos de Pesquisa do IFSC.

O material serve de orientação aos servidores para realizar os procedimentos necessários à formalização de suas atividades de pesquisa. Além de agilizar a formalização das pesquisas institucionais, a expectativa é aumentar também o número de atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição.

O manual compila as resoluções nº 086/CEPE/2011 e nº 023/CS/2012 – que tratam das atividades de pesquisa e das fundações de apoio e traduz a linguagem legal e formal. “Nossa intenção foi facilitar o processo para quem quer fazer uma pesquisa. Com essa barreira a menos, acreditamos que os pesquisadores possam se sentir mais encorajados a desenvolver projetos, o que pode gerar esse crescimento nas atividades registradas pelo IFSC”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto.

De maneira didática, o manual apresenta as situações mais comuns e que envolvem a tramitação dos projetos de pesquisa dos pesquisadores do IFSC. Também são abordados os trâmites necessários para a formalização desses projetos, de acordo com as atuais normas internas. O documento traz os seguintes casos: projetos de pesquisa internos de fluxo contínuo, projetos de pesquisa de editais internos, projetos de pesquisa de editais externos, projetos de pesquisa de edital externo aprovado por outra instituição, projetos de pesquisa interinstitucionais e projetos de pesquisa interinstitucionais com Fundações de Apoio.

Clique aqui para acessar o Manual de Procedimentos de Pesquisa do IFSC.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.