Primeiro Encontro dos Estudantes do IFSC será realizado dia 15

8. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

No dia 15 de maio será realizado, pela primeira vez, o Encontro dos Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento está sendo organizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis, com apoio dos Núcleos Pedagógicos dos câmpus, e será realizado em Florianópolis, das 9h às 17h.

O encontro irá reunir representantes de todos os câmpus. Segundo a psicóloga Janaína Turcato Zanchin o objetivo principal do evento é fortalecer a representação estudantil e proporcionar a troca de experiências entre os estudantes. “Os câmpus que ainda não possuem uma representação constituída poderão trocar ideias com os câmpus que já têm mais experiência com isso. É uma forma de incentivar a mobilização dos alunos”, conta.

No período da manhã, os alunos terão uma conversa com a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, no auditório da Reitoria. Já no período da tarde, os estudantes se reunião para trocar experiências entre si no auditório do Câmpus São José. Para a reitora, o encontro será importante para articular e intensificar a participação dos estudantes. “Somos uma instituição participativa e democrática, que se fortalece com as representações de todos os segmentos”, avalia.

A reitora lembra também que essa será uma boa oportunidade para fortalecer a representação dos estudantes nos colegiados, já que teremos eleições para o Conselho Superior (Consup) e Comissão Própria de Avaliação (CPA) em junho. “É fundamental abrir esses espaços de debate e de construção do processo, já que os estudantes estão presentes nos colegiados do IFSC, sempre em número igual aos demais segmentos”, comenta.

Representação estudantil nos câmpus

Grêmio estudantil CriciúmaAtualmente, apenas sete câmpus do IFSC possuem algum tipo de representação estudantil oficializada (grêmio e/ou centro acadêmico): Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Joinville, São José e São Miguel do Oeste. No Câmpus Criciúma já há uma movimentação para criação do grêmio. Em outubro do ano passado, representantes do grêmio estudantil do Câmpus Florianópolis se reuniram com os alunos do Câmpus Criciúma com o intuito de compartilhar informações do processo de criação do grêmio e também sobre as ações que a entidade estudantil realiza.

Tags: , ,