Lançado programa e-Tec sem Fronteiras

19. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

etec_semfronteirasDemocratizar o acesso a cursos de idiomas gratuitos e de qualidade reconhecida. Esta é a proposta do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, lançado nacionalmente na última quinta-feira (15), em Pelotas. A iniciativa pertence ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O Programa ofertará a estudantes e servidores da Rede Federal de Educação Profissional cursos de Inglês, Espanhol e, também, de Português para Estrangeiros, na modalidade a distância. As aulas iniciarão em agosto, em todo o Brasil. Os cursos terão três módulos, cada um com 200 horas.

Durante o lançamento, o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender – representando o Conif no evento – destacou a importância do ensino de outros idiomas nas instituições da Rede Federal. Ele chamou a atenção para o fato de que o desconhecimento de línguas tem sido causa de impedimento para que muitas pessoas sejam beneficiadas por programas de mobilidade, como o Ciência sem Fronteiras.

A titular da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assint) do IFSul, que está na coordenação nacional do Programa e-Tec Idiomas, Lia Pachalski, salientou que será possível, por meio desta iniciativa, oferecer um ensino de idiomas de qualidade e acessível a todos. Para Lia, os cursos aumentarão as possibilidades de intercâmbios internacionais e serão diferenciais que os estudantes terão para o ingresso no mercado de trabalho.

Além de terem o conhecimento do idioma, os participantes receberão certificação. Algo que a professora de Português e Espanhol, Ana Regene Varela, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), considera essencial. Ela acredita que muitos alunos perdem oportunidades porque lhes faltam o conhecimento ou o meio de comprovar oficialmente que têm domínio de uma língua estrangeira. “Muitos sabem a língua, mas não têm o certificado para participar de um programa quando o mesmo lhes é exigido”, avalia.

e-Tec Idiomas

O Programa foi desenvolvido pelo IFSul, com a efetiva colaboração dos institutos federais do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), que elaboraram os conteúdos de Inglês e Espanhol. O IFSul ficou responsável pela criação dos conteúdos de Português para Estrangeiros.

O e-Tec Idiomas sem Fronteiras é inédito para a Rede e visa a oferecer cursos de idiomas, capacitando estudantes e servidores para o programa Ciência sem Fronteiras e demais projetos de mobilidade internacional, sendo uma ferramenta importante para o processo de internacionalização e cooperação internacional.

Na modalidade a distância, busca atender, de forma qualificada, uma demanda significativa no meio da Educação Profissional. Também é destinado a trabalhadores que atuam na área de serviço e enfrentam, no dia a dia, dificuldades na comunicação com visitantes ou comerciantes estrangeiros.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Atualizado em 22/05/2014 às 17h55

Tags: , ,