Americanos participam de expedição gastronômica em Florianópolis

30. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

almoco_praia_saquinhoAs últimas semanas foram de muito aprendizado para uma comitiva do campus St. Philip’s College da Alamo Colleges, instituição de ensino americana. Desde o dia 19 de maio, a turma de estrangeiros está em Florianópolis por meio de uma parceria com o Câmpus Florianópolis-Continente, que busca integrar as áreas de turismo e gastronomia dos dois países. A agenda de atividades do grupo incluiu até um almoço feito por uma aluna do IFSC na praia do Saquinho, no Sul da Ilha de Santa Catarina.

A professora de Eventos do câmpus, Bruna Dorabiallo, explica que a atividade que está sendo desenvolvida agora com esse grupo é uma espécie de expedição gastronômica, na qual o grupo veio aprender sobre a gastronomia brasileira. “Eles estão tendo aulas na área de cozinha, panificação e confeitaria, coquetelaria, vinhos, sustentabilidade, além de visitar locais turísticos no município para degustar os pratos típicos”, conta.

A comitiva americana é integrada por quatro alunas da área de Gastronomia e uma aluna de Panificação e Confeitaria, além do professor Patrik Costello, também da área de Gastronomia. É a segunda vez que o professor da Alamo College está no IFSC. Em sua primeira vinda ao Câmpus Florianópolis-Continente, ele ministrou um curso de Garde Manger – técnica apelidada no Brasil de “Cozinha Fria” – para alunos e professores do IFSC (veja aqui como foi).

jantar_alamoAssim que chegou, o grupo foi recebido com um jantar de boas vindas organizado e operacionalizado de maneira interdisciplinar entre os alunos dos cursos Técnico em Gastronomia, Proeja de Cozinha e Técnico em Eventos ( confira as fotos). “Dentro da agenda, foram incluídas atividades que congregavam turismo e gastronomia típica”, destaca Bruna.

Entre essas atividades, os americanos puderam desfrutar de um almoço na praia do Saquinho, localizada no extremo sul de Florianópolis, preparado pela aluna Dorvalina Luíza Pereira, do curso Proeja em Cozinha. Com um prato típico a base de tainha, o grupo pode conhecer também  as belezas naturais do local. “Foi uma atividade muito produtiva, de contemplação dos atrativos naturais e culturais da Ilha”, explica Bruna.

A visita termina na próxima semana, quando a comitiva retorna aos Estados Unidos.

Tags: