IFSC comemora 20 anos em Jaraguá do Sul

30. maio 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Eventos, Matérias

jaragua20anos6Uma solenidade realizada nesta quinta-feira (29) no Câmpus Jaraguá do Sul marcou os vinte anos de funcionamento do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no município. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre empresários, políticos locais, servidores, alunos e comunidade em geral, além da apresentação do coral e da orquestra do câmpus.

jaragua20anos5Com cerca de cinco mil alunos formados desde 1994, o Câmpus Jaraguá do Sul foi a primeira instituição a oferecer a educação profissional pública e gratuita na região. “Foi um desafio começar uma nova unidade naquele ano. Quase todos os funcionários foram cedidos pela prefeitura e dependíamos das empresas locais para equipar o prédio e os laboratórios, que acabaram sendo preenchidos com doações feitas à então Escola Técnica Federal”, conta José Maria Nunes, o diretor que permaneceu à frente da unidade da sua inauguração até junho de 1997.

jaragua20anos2

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, o Câmpus Jaraguá do Sul representa a concretização de um sonho dos gestores e servidores que estiveram à frente da instituição desde a sua criação. “Se não tivéssemos sonhado naquela época em construir uma nova unidade da Escola Técnica longe da Grande Florianópolis, não estaríamos aqui hoje comemorando os vinte anos do início deste sonho, inclusive com dois câmpus num mesmo município. Por isso é preciso sonhar sempre e nunca perder o nosso vínculo com a comunidade em que estamos inseridos”, destaca.
Criada em 18 de maio de 1994 por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, a unidade do IFSC em Jaraguá do Sul possui 53 professores e 40 técnicos-administrativos. Segundo dados da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, cerca de 1,1 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo câmpus.

jaragua20anos4Emocionado, o diretor-geral do câmpus, Erci Schoenfelder, lembrou aos presentes que entrou no IFSC em 1995 e, desde então, tem observado como a qualificação dos alunos e ex-alunos da instituição gerou desenvolvimento para a região. “Todos os trabalhadores formados aqui foram e ainda são fundamentais para o crescimento de Jaraguá e dos municípios ao nosso redor”, afirma.

jaragua20anos3Já o diretor-geral do Câmpus Geraldo Werninghaus, Marlon Vito Fontanive, destacou o fato de que, em 1992, quando buscava uma qualificação profissional na região, foi buscar no Câmpus Florianópolis, na capital, a formação técnica que não havia em Jaraguá do Sul. “Caso o câmpus já estivesse em funcionamento naquela época, muito provavelmente eu não teria me mudado para Florianópolis para me tornar um técnico”, comenta.

Durante o evento, todos os servidores que estiveram na direção-geral do câmpus foram homenageados (veja abaixo a relação dos gestores ao longo do tempo). Clique aqui e confira também as fotos do evento.

Mais sobre o Câmpus Jaraguá do Sul

Criação: 18 de maio de 1994

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 830 – Centro

Cursos oferecidos:
– Técnico integrado em Química
– Técnico subsequente em Malharia
– Técnico subsequente em Produção e Design de Moda
– Técnico subsequente em Vestuário
– Licenciatura em Física

Alunos: 1.127

jaragua20anosServidores: 93 (53 docentes e 40 técnicos-adminsitrativos)

Diretores: