Instituições do Forgifesc compartilham experiências sobre sustentabilidade

5. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Lourenço do Oeste, Matérias

SONY DSCAs quatro instituições integrantes do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) puderam compartilhar suas experiências em projetos para gestão da sustentabilidade durante a última reunião, realizada no dia 30 de maio. Além do IFSC, integram o Fórum o Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Cerca de 15 pessoas participaram da reunião, realizada na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria do IFSC. Durante o encontro, cada instituição apresentou sua estrutura e seus projetos na área. Segundo o ex-diretor de Administração do IFSC e idealizador do Forgifesc, Érico Madruga, cada instituição está em um estágio diferente de atuação e de estruturação. “O Fórum foi importante para estreitar laços e contatos entre os responsáveis e, principalmente, debater como foram as experiências, desafios e problemas de cada um até hoje para trabalhar com o tema”, explica.

SONY DSCSegundo Érico, a atuação mais efetiva em prol da sustentabilidade é o apoio da alta gestão e o envolvimento de todas as áreas dos câmpus e da Reitoria. “A sustentabilidade na gestão não pode depender exclusivamente de um projeto ou de um setor ou comissão; é preciso que todos pensem a sustentabilidade em todos os seus focos: ambiental, social e econômico – e isso precisa ser tratado, discutido e executado em todas as esferas, sejam elas administrativas ou pedagógicas”, avalia.

Ainda na reunião, foi proposta a realização de um Seminário de Gestão Pública Sustentável em agosto, que será organizado em conjunto pelas quatro instituições. O seminário deve contar com palestras e apresentações das melhores práticas/projetos de servidores, pesquisadores e alunos. O evento será uma ação conjunta do Fórum de Reitores e do Forgifesc.

Tags: