Servidores podem fazer teste de proficiência em inglês

9. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Coordenadoria de Programas de Capacitação e Certificação em Idiomas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) vai aplicar no dia 16 de junho o Teste de Proficiência em Inglês para Discentes e Servidores (TPIDS), voltado aos servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que desejam se inscrever na Chamada Pública CNPq – Setec/MEC n° 015/2014/Finlândia. As vagas no teste serão ocupadas pelos primeiros 30 docentes que tenham manifestado interesse em concorrer à chamada, e eventuais vagas remanescentes poderão ser preenchidas com outros servidores, docentes ou técnicos.

O TPIDS tem validade de dois anos e pode ser utilizado como certificação de proficiência em inglês para fins acadêmicos ou de intercâmbio. As provas escrita e oral serão realizadas no dia 16 de junho de 2014 (segunda-feira), das 13 às 18 horas, nas salas 2, 4 e 5 do Câmpus Florianópolis-Continente. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de junho pelo formulário eletrônico (clique aqui). O resultado será divulgado no dia 18 de junho.

SERVIÇO
O quê: aplicação do Teste de Proficiência em Inglês para Discentes e Servidores (TPIDS) – Edição 2014
Nível do teste: B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu
Inscrições: até 12 de junho de 2014, pelo formulário eletrônico
Data da prova: 16 de junho de 2014
Local: Câmpus Florianópolis-Continente (salas 2, 4 e 5)
Público alvo: candidatos à  Chamada Pública CNPq – Setec/MEC n° 015/2014/Finlândia, servidores dos Institutos Federais

Orientações gerais sobre o TPIDS:

– A parte escrita do TPIDS terá início às 13h e término às 15h;
– É obrigatória a permanência em sala até às 13h40;
– Questões ou redações escritas a lápis não serão corrigidas;
– A prova escrita do TPIDS será dividida em três partes: listening, reading e writing;
– A primeira parte da prova corresponde ao listening e será realizada mediante escuta coletiva dos documentos sonoros. Depois disso, cada um poderá realizar a prova de reading e writing respeitando seu ritmo individual;
– O candidato deverá trazer documento de identidade com foto, válido no território nacional, caneta azul ou preta.

Estrutura do TPIDS

PONTUAÇÃO – PROVA ESCRITA – Composta por três partes:
1) Listening (Compreensão oral) – Resposta a questionários de compreensão, relativos a dois documentos gravados (duas possibilidades de escuta).
Aproximadamente 20 minutos
Pontuação máxima – 25 pontos

2) Reading (Compreensão escrita)
Resposta a questões de múltipla escolha  que envolvem leitura, interpretação, raciocínio lógico e conhecimento de vocabulário.
Pontuação máxima – 25 pontos

3) Writing (Produção de textos escritos)
Expressão de uma atitude pessoal sobre um tema.

PROVA ORAL
Speaking (Produção oral)- O candidato será entrevistado por uma banca formada por dois professores de Inglês do IFSC. Haverá três bancas atuando. Cada dupla de professores entrevistará dez candidatos.
Prova em três partes: 1) entrevista dirigida; 2) exercício em interação; 3) expressão de um ponto de vista a partir de um tópico motivador.
Aproximadamente: 10 minutos
Pontuação máxima: 25 pontos