IFSC passa a fazer parte da Rede Universidade Aberta do SUS

23. junho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Câmpus Tubarão, Matérias

reuniao_unasus2Desde o dia 29 de abril, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passou a fazer parte da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que reúne as instituições credenciadas a ofertarem cursos a distância para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O credenciamento se deu por meio de aprovação em edital de chamamento público para novas adesões. No dia 30 de maio, foi realizada a primeira reunião entre os novos membros e a Secretaria Executiva da UNA-SUS.

A diretora-geral do Câmpus Tubarão do IFSC, Rita de Cássia Flôr foi a responsável pela submissão do projeto e pelo plano de trabalho, auxiliada pelas professoras Juliana Almeida Coelho de Melo, do Câmpus Florianópolis, e Suélen dos Santos Saraiva, do Câmpus Joinville. A professora Rita conta que o IFSC vem tratando dessa adesão desde 2012. “A adesão consistia em elaborar um plano de trabalho, onde foi descrita a capacidade do IFSC em atuar na educação a distância, sobretudo na área da saúde. Toda a equipe da EaD participou da elaboração deste plano”, conta.

reuniao_unasusA Rede UNA-SUS é formada por instituições públicas de educação superior credenciadas pelo Ministério da Educação. O IFSC é o único Instituto Federal a compor a rede, que é composta por outras 35 instituições, entre elas universidades e fundações. “Essa adesão representa, além de mais uma fonte de financiamento para EaD, também a possibilidade de ampliação das ofertas dos cursos da área da saúde, sobretudo para os trabalhadores do SUS”, explica Rita.

Os cursos serão ofertados por meio do Centro de Referência em Formação e EaD. “A rede do SUS é muito grande, e carece de capacitação em todos os municípios. Os nossos Núcleos de Educação a Distância (Neads) podem servir de polos de apoio presencial, mas ainda estamos estudando essa logística. Vamos iniciar com os câmpus que já atuam no eixo saúde e ambiente (Florianópolis e Joinville), pois nestes câmpus já temos docentes da área que trabalharão, neste primeiro momento, no planejamento das ofertas dos cursos, que deve ser realizado em parceria com as secretarias de Saúde do estado e dos municípios”, finaliza Rita.

Tags: , , , ,