Alunos de Agroecologia participaram de oficina no Câmpus Lages

3. julho 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

oficina_lagesOs alunos do 1º. 2º e 3º módulos do curso técnico em Agroecologia receberam, na sexta-feira (26), a visita do engenheiro agrônomo Ricardo Brasil Severino, do Vianei (ONG). O profissional veio ao Câmpus Lages do IFSC para ministrar uma oficina de caldas protetoras e fertilizantes para plantas, a convite das professoras Cassiane da Costa e Luciane Costa, após pedidos dos alunos do curso.

Durante a oficina, Ricardo trabalhou tanto a parte teórica, por meio de material impresso aos alunos; como a prática, mostrando os ingredientes e o modo de preparo de três produtos: as caldas sulfocálcica e bordalesa (proteção para plantas), e o supermagro (fertilizante). Para ele, que trabalha com o desenvolvimento sustentável e solidário de agricultores familiares da região, “saber manipular essas caldas e o seu manejo no campo é de fundamental importância para a região serrana, tendo em vista que no entorno da serra existe um número expressivo de agricultores familiares que garantem sua renda através da agricultura orgânica.”, afirma.

oficina_lages3“Essa preparação de caldas é um dos conteúdos mais importantes do curso, porque quando o concluírem os alunos trabalharão com produção orgânica de alimentos e precisam dessa experiência.”, complementa a professora Cassiane. O assunto está previsto nas disciplinas de Sanidade Vegetal e Fertilidade de Solo, ministradas pelas professoras Cassiane da Costa e Luciane Costa, respectivamente.

Os alunos também aprovaram a oficina. Para a estudante Leandra Borges de Liz “foi uma experiência muito interessante, abriu novos horizontes. Geralmente nós vamos até os lugares em visitas técnicas e ele vindo aqui e trazendo seus conhecimentos ajudou a compreender a matéria e a saber o que vamos fazer quando terminar o curso”.

As caldas protetoras e fertilizantes produzidas na oficina serão utilizadas nas plantas cultivadas na horta e na estufa do câmpus, mantidas pelos alunos do curso de Agroecologia.

Tags: ,