Câmpus Canoinhas realiza formatura de seus cursos técnicos

5. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

FORMATURA CANOINHA 02-08-2014 (5)O último sábado (2) foi de festa para o Câmpus Canoinhas do IFSC, que realizou a formatura de seus quatro cursos técnicos concomitantes, colocando à disposição do mercado de trabalho 74 novos profissionais aptos a buscarem seu credenciamento junto aos respectivos órgãos de classe. Na parte da tarde, aconteceu a formatura dos cursos de Informática e Agroecologia e, à noite, de Edificações e Agroindústria.

A solenidade contou com a participação dos servidores do IFSC, autoridades municipais e regionais, representantes de órgãos de classe e de outras instituições de ensino e familiares e amigos dos formandos, que compartilharam as emoções e alegrias deste dia que encerrou o ciclo de três semestres de aulas, estudos, projetos e trabalhos.

Contribuição para o desenvolvimento regional

FORMATURA CANOINHA 02-08-2014 (2)Mais que uma cerimônia festiva, a formatura referendou a qualidade dos cursos ofertados pela instituição e a importância do IFSC para Canoinhas e para toda região do Planalto Norte catarinense. “Estamos inserindo no mercado de trabalho profissionais com qualificação técnica adquirida em uma instituição federal de qualidade, que é rica não somente em laboratórios e equipamentos, mas principalmente em recursos humanos”, enfatizou a diretora do câmpus, Maria Bertília Oss Giacomelli.

Representando a reitoria do IFSC, o chefe do Departamento de Inovação Tecnológica e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Castelan Carlson, destacou que a articulação dos gestores e servidores do Câmpus Canoinhas com empresas, instituições de ensino e pesquisa e outras entidades vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Neste sentido, o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria, lembrou que a implantação do IFSC em Canoinhas partiu de um anseio de toda comunidade regional. “É a consagração do ensino público, de qualidade e gratuito através de cursos profissionalizantes importantes para a economia do nosso município”, ressaltou.

FORMATURA CANOINHA 02-08-2014 (4)Ao falar em nome do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), o inspetor regional de Canoinhas, engenheiro José Carlos Ribeiro Zan, explicou que toda a sociedade ganha com a formação de profissionais habilitados e éticos, prontos para o mercado de trabalho e para servir à comunidade.

Já o delegado Norte do Conselho Regional de Química (CRQ), professor Carlos Alberto Klimeck Gouvêa, salientou que a responsabilidade dos técnicos recém-formados não é pequena e deixou-lhes uma mensagem importante: “somos responsáveis pelo que será deixado aos nossos filhos e às futuras gerações. Portanto, vocês têm o dever de, em suas profissões, cuidar bem do nosso planeta”.

Entregue à comunidade no início de 2011, o Câmpus realizou sua quinta formatura dos cursos técnicos concomitantes ao ensino médio na expectativa de implantação de cursos superiores nas áreas de alimentos, informática e agronomia. Assim, com apenas três anos de implantação, o IFSC se encaminha para dar oportunidade aos técnicos recém-formados de continuarem seus estudos no próprio câmpus local.

Também participaram da formatura: gerente Regional de Educação, Profª. Stela Maris Marques; representante do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Prof. Alexandre Assis Tomporoski; representante da Companhia Canoinhas de Papel, Cirlei de Jesus Lemos; representante da Epagri, Donato João Noemberg; e representante da Embrapa, Elcio Hirano.

CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA

Paraninfa: Profª Magali Regina

Patrono: Prof. Lauro William Petrenchuk

Nome de turma: Profª Cristina Duda de Oliveira