Novos módulos do SIG começam a ser implementados

8. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Dando continuidade ao cronograma de implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), mais dois módulos passam a entrar em funcionamento. A partir desta sexta-feira (08), o módulo de Processos mudará a dinâmica de diversas solicitações envolvendo a área de Gestão de Pessoas. E, na semana que vem, servidores das áreas de Administração e Compras dos câmpus começam a ser capacitados para utilizar o módulo de Catálogo de Materiais.

Agora, todos os servidores que quiserem solicitar progressão por capacitação, retribuição por titulação, incentivo à a qualificação, afastamento do País e aceleração da promoção deverão encaminhar o pedido via sistema. Para ingressar com algum desses processos, o servidor deverá buscar o formulário padrão na intranet, preencher, assinar, obter as assinaturas das chefias, juntar os documentos pertinentes e gerar um arquivo em PDF. Este arquivo deverá ser encaminhado à CGP do seu câmpus ou à DGP – no caso de servidores da Reitoria- por e-mail ou por meio de um pen drive. A área de Gestão de Pessoas será responsável então por abrir o processo que tramitará pelo SIPAC e poderá ser todo acompanhado pelo servidor, que também receberá um e-mail a cada movimentação.

O diretor de Gestão de Pessoas da Reitoria, Oscar Silva Neto, explica que o sistema informatizará os processos, garantindo maior agilidade e transparência. “Mais pra frente, outros processos serão incluídos no sistema e esses procedimentos serão ainda mais facilitados”, destaca.

Compras

Quem também passará a fazer processos de maneira diferente são os servidores das áreas de Administração e Compras com a implantação do módulo de Catálogo de Materiais. Atualmente, esse cadastro é feito em uma base de dados interna que não se integra a outros sistemas, como o de almoxarifado, por exemplo. O novo módulo do SIG permite a catalogação, de forma padronizada, dos itens a serem adquiridos pela instituição, além dessa integração. “Isso trará benefícios para o IFSC, uma vez que há a necessidade de padronizar as informações referentes a esses materiais para que haja uma uniformidade no cadastro dos itens”, explica o diretor de Administração do IFSC, Rafael Zanin. Outra vantagem desse módulo é o histórico de informações gerenciais que o IFSC terá a sua disposição a partir do momento em que todos os câmpus e a Reitoria começarem a abastecer e utilizar o sistema.

Com o módulo de Catálogo de Materiais, é possível cadastrar materiais, solicitar um cadastro de material, bem como atender, negar ou retornar essas solicitações. Zanin ressalta que o cadastro de material é essencial para as atividades de cadastro de notas fiscais, tombamento de bens, entrada de material em um almoxarifado e requisições de material. É pelo SIPAC que os servidores deverão fazer agora a solicitação de cadastro de material e a requisição de compras.

E não são só os servidores das áreas de Administração e Compras que serão impactados pelo novo módulo. Coordenadores de todas as áreas poderão consultar a existência de materiais no sistema e verificar se o item já está, por exemplo, incluído em algum processo licitatório. “A busca pelo objeto também será mais fácil do que como ocorre atualmente”, afirma Zanin.

A partir da próxima semana, os servidores que trabalham nas áreas de Administração e Compras dos câmpus serão capacitados via webconferência pelos servidores da Reitoria que já foram treinados e estão utilizando o sistema. A previsão é que em outubro todo o processo já ocorra apenas pelo SIG.

Dúvidas

Para os servidores que tiverem dúvidas técnicas sobre a utilização do SIG, a DTIC dispõe de mais informações na sua página, onde também estão disponibilizados tutoriais dos módulos. Esclarecimentos sobre os processos relacionados à Gestão de Pessoas podem ser obtidos pelo e-mail dgp@ifsc.edu.br e dos processos de compras pelo e-mail compras@ifsc.edu.br.

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