Em parceria com a SAMT, Câmpus Lages inicia curso de Costura Industrial

13. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

curso_lagesIniciou nesta segunda-feira (11), o curso de qualificação profissional em Costura Industrial ofertado pelo Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a SAMT (Sociedade de Apoio ao Menor Trabalhador). São 40 alunos divididos em duas turmas, vespertino e noturno, em aulas que vão até dezembro deste ano, totalizando 220 horas de capacitação.

No primeiro dia, as alunas foram recebidas no auditório do câmpus pela coordenadora do Núcleo Pedagógico do Câmpus Lages do IFSC, Simone Dulz, na oportunidade representando o Diretor Geral, para as boas vindas, apresentação do IFSC e repasse de informações importantes que facilitarão o convívio na instituição durante o período do curso.

A turma também foi recepcionada pela presidente da SAMT, Rosa Abou Hatem, que se disse muito contente com a realização do curso e, principalmente, com a parceria do IFSC. “Era um sonho há um ano. Tínhamos a ideia de montar um curso de confecção profissional, uma vez que o mercado está crescendo muito nesta área e várias empresas, no passado, deixaram de se instalar em Lages por falta de mão de obra qualificada. Já formamos muita gente com apoio de outras instituições, mas, para nós, a parceria mais importante era o Instituto Federal, que qualifica, que tem um padrão de ensino diferenciado”, ressaltou.

curso_lages2“Todas vocês sairão com emprego garantido após o curso”, disse a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laiara Hoepers. Ela expôs às alunas um panorama sobre a indústria têxtil de Lages, apontando a chegada de várias empresas do setor à cidade como garantia de contratação após a finalização do curso.

Foi buscando uma dessas vagas que Maria Celoir Garcia de Oliveira decidiu se inscrever no curso. A moradora do bairro Guarujá, em Lages, busca uma nova profissão. “Sou auxiliar de serviços gerais e quero mudar de área. A costura é algo que sempre gostei, pois minha mãe era costureira e eu sempre acompanhei o trabalho dela. Agora que surgiu essa oportunidade eu quero ser uma profissional certificada”, disse.

Profissional completo

São quatro tipos de máquinas de costura para diferentes tipos de confecções (peças inteiras, barras e acabamentos). “Durante o curso, as alunas terão tempo de aprendizagem prática em cada uma delas, para que saiam capacitadas a trabalhar em qualquer função da costura industrial”, salientou Eroni Aparecida Pereira, umas das instrutoras do curso.

Integração do aprendizado

As aulas serão totalmente ministradas em laboratório. A SAMT cedeu as máquinas de costura que foram montadas no Câmpus Lages do IFSC para o curso. A estrutura elétrica que adaptou o local para receber os equipamentos foi feita pela turma do curso de qualificação profissional em Instalações Elétricas Residenciais e Prediais.

Tags: , ,