Conselho Superior aprova a oferta de sete novos cursos de graduação

14. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

SONY DSCEm reunião realizada na tarde desta quarta (13), o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou a oferta de sete novos cursos de graduação. Os novos cursos serão ofertados nos câmpus Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Lages, Palhoça Bilíngue, São Miguel do Oeste e Urupema. Seis cursos já serão ofertados a partir do primeiro semestre de 2015 e um a partir do segundo semestre de 2015.

Com exceção de Araranguá, esses são os primeiros cursos de graduação de todos os câmpus. Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, o início da oferta de cursos superiores é um grande passo para a consolidação desses câmpus em suas regiões. “Ampliar a oferta de vagas, agora com cursos de graduação, proporciona a verticalização do ensino aos nossos alunos, além de atender à uma expectativa das comunidades onde esses câmpus estão inseridos”, avalia.

A elaboração do projeto do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma começou em 2010, no início das atividades do câmpus. Em 2011, iniciaram os investimentos em laboratórios e equipamentos, totalizando cerca de R$ 2,5 milhões. Para o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Cedenir Buzanelo Spillere, o curso trará mais desenvolvimento para a região. “Nosso curso será o único em um raio de 400km. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado do trabalho. Agradeço a todos os servidores envolvidos na elaboração desse projeto”, comemora.

Confira abaixo a relação dos cursos que serão ofertados a partir de 2015.1:

Câmpus Araranguá
Curso superior de tecnologia em Design de Moda

Câmpus Canoinhas
Curso superior de tecnologia em Alimentos

Câmpus Criciúma
Engenharia Mecatrônica
Duração: 10 semestres
Turno de oferta: integral

Câmpus Lages
Ciências da Computação
Duração: 8 semestres
Turno de oferta: matutino

Câmpus São Miguel do Oeste
Curso superior de tecnologia em Alimentos

Câmpus Urupema
Curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia
Turno de oferta: integral

Curso que será ofertado a partir de 2015.2:

Câmpus Palhoça Bilíngue
Curso superior de tecnologia em Produção Multimídia
Duração: 5 semestres

Apreciação do PDI

Além da aprovação da oferta dos novos cursos, na primeira reunião da nova composição do Consup (os novos membros tomaram posse no dia 7 de julho), os conselheiros também assistiram à uma apresentação sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento é uma projeção do que será o IFSC nos próximos anos, e estará em vigor até julho de 2019.

SONY DSCO Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, resgatou o histórico do processo de construção do documento, iniciado em 2012, e que envolveu um grande número de pessoas, entre servidores e alunos. “Destaco a importância desse processo para a consolidação da identidade institucional. Fizemos todo um movimento para que esse documento tivesse a cara do IFSC. Se ele tivesse sido feito a poucas mãos, seria muita mais difícil de executar”, disse Andrei. “Com certeza esse foi um grande passo para o desenvolvimento da cultura do planejamento no IFSC”, finalizou o pró-reitor.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino, Paulo Wollinger, apresentou as considerações do Cepe sobre o capítulo 4, que é o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV). Essas considerações serão enviadas para os câmpus, para que façam os ajustes necessários, e depois retorna ao Cepe. A análise do Consup será baseada no parecer do Cepe e nas respostas dos câmpus, e será feita na próxima reunião do Consup, prevista para 8 de outubro, quando os conselheiros também trarão seus destaques sobre os capítulos 3 e de 5 a 13 (os capítulos 1 e 2 já foram aprovados pela composição antiga do Consup).

O PDI será aprovado pelo Consup ainda este semestre, já que em novembro o IFSC precisa do documento para submeter o seu recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).

Tags: