Aberta chamada pública para financiamento de projetos da Rede Federal de EPT

26. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicaram nesta segunda-feira (25), chamada pública para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica. A chamada é específica para instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro.

No ano passado, quando foi lançado a primeira chamada desse tipo, o IFSC foi a instituição que mais teve trabalhos aprovados (36 dos 51 inscritos). O investimento global para esse ano é de R$ 40 milhões, o dobro do valor destinado em 2013.

Os projetos serão apoiados em quatro linhas de pesquisa. A primeira (PD&I) foca em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo; a segunda (Extensão Tecnológica), em melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas. No caso desses dois itens, os projetos devem ser cooperados com parceiros demandantes.

A terceira linha (Torneio de Educação Profissional) é a preparação de estudantes para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional, tais como Olimpíadas do Conhecimento, OBAP e Worldskills. Já a última linha de pesquisa (Soluções Tecnológicas) é destinada a projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.

Para enviar uma proposta, o coordenador do projeto deve ter Curriculum Lattes atualizado e ser servidor efetivo (docente ou técnico-administrativo) ou aposentado de uma das institutos integrantes da Rede Federal. O envio deve ser feito por meio da Plataforma Carlos Chagas.

Para mais informações sobre a chamada pública, orientações sobre o envio das propostas e critérios para julgamento, acesse a chamada pública Nº 17/2014. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Proppi (inovacao@ifsc.edu.br / (48) 3877-9053) ou com a Proex (extensao@ifsc.edu.br / (48) 3877-9011).

O resultado será divulgado a partir do dia 17 de novembro. O prazo para execução dos projetos selecionados é de até 24 meses.

Com informações do Portal do MEC

Tags: , , , , ,