IFSC e prefeitura de Araranguá discutem a formação de novas parcerias

29. agosto 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

parceria_araranguaO prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, e uma comitiva da prefeitura formada por secretários municipais, entre eles a secretária de educação, Maria Rosângela Casagrande, e a secretária de saúde, Cida Costa, e pelo vereador Adair Jordão, esteve no Câmpus Araranguá na tarde do dia 28 para discutir o estabelecimento de novas parcerias entre o IFSC e o poder público. “Nós temos na prefeitura um núcleo gestor que discute as ações do governo e já há algum tempo nós temos nos planejado para visitar o Câmpus Araranguá e propor parcerias com o instituto em áreas como saúde, educação e esporte e na viabilização da política de sustentabilidade que iremos estabelecer na prefeitura. Nós podemos trabalhar juntos e tenho certeza que isso contribuirá para o desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito.

O diretor-geral do Câmpus Araranguá, Olivier Allain, também avalia que a aproximação do IFSC com o poder público também pode trazer bons resultados para o município. “É importante ouvir essas demandas e a partir disso, nós iremos verificar a possibilidade de como podemos trabalhar em conjunto. Nós precisamos criar um canal de relacionamento mais direto entre o IFSC e a prefeitura. Hoje nós temos dificuldade em conseguir algumas informações sobre o município até mesmo para planejar nossas ações”.

Uma das demandas da prefeitura é de cursos para a formação de gestores escolares. “Hoje os diretores de Centro de Educação Infantil e Escolas Básicas são indicados, mas nós queremos que esse processo seja mais democrático e acreditamos que não basta apenas fazer uma eleição. Os professores têm que estar preparados para serem gestores e saberem se relacionar com a comunidade escolar onde atuam”, avalia o prefeito.

Na área de saúde, a prefeitura quer buscar parcerias para oferecer cursos de qualificação para agentes de saúde e técnicos de enfermagem. “Nós somos o único Instituto Federal credenciado para ministrar cursos da UniversidadeAberta do SUS (Unasus) e podemos propor, a partir das demandas do município, cursos de formação continuada nesta área”, explica o diretor do Câmpus Araranguá.

Há demanda também por cursos de informática para os servidores. “A maioria dos agentes comunitários não têm noção de informática e isso é um problema porque eles precisam passar as informações em tempo real para o SUS através do prontuário eletrônico”, explica a secretária de saúde do município, Cida Costa.

parceria_ararangua2Outra questão levantada foi a de formação e qualificação de trabalhadores para a construção civil como de encanadores e pedreiros. “O IFSC Criciúma oferece cursos na área de construção civil e nós podemos solicitar que eles ofereçam cursos em Araranguá”, explica Allain.

O prefeito também levantou a necessidade de cursos de manipulação de alimentos para merendeiras. “No Câmpus Continente do IFSC, nós temos o curso de Gastronomia e podemos conversar com eles para que os professores venham até Araranguá para ministrar cursos nessa área. Nós queremos implementar no Câmpus, o Programa de Alimentação Escolar e a prefeitura pode nos ajudar nesse processo”, avalia o diretor do Câmpus Araranguá.

Após a reunião, o prefeito e os demais membros do poder público visitaram as dependências do Câmpus Araranguá.

Tags: