IFSC, IFC e UFFS compram materiais sustentáveis

12. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O IFSC participou, em conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de pregão eletrônico por registro de preços para compra de materiais de consumo com critérios de sustentabilidade, uma iniciativa do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) e inserida no projeto IFSC Sustentável.

Foram licitados 15 itens – como blocos para recado, cadernos, canetas, lâmpadas e lápis, entre outros – cujas especificações atendiam a critérios de sustentabilidade. Esses critérios incluíram o material do qual é feito cada produto (que deve ser reciclável, atóxico e biodegradável), a embalagem que os envolve (também de material reciclável), a ausência de substâncias perigosas – chumbo, mercúrio, cádmio, entre outros – em concentração elevada e o atendimento aos requisitos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para obtenção de certificação de produto sustentável ou de menor impacto ambiental que seus similares.

Os itens sustentáveis são, em geral, mais caros que seus similares com maior impacto ambiental. No entanto, como o pregão eletrônico foi feito em conjunto com o IFC e a UFFS, houve ganho por causa da quantidade de itens comprados. “Cada instituição pediu um número ‘x’ de itens e, então, o preço médio diminui e você ganha na escala”, comenta o chefe do Departamento de Compras do IFSC, José Carlos de Mattos.

Outra vantagem em termos de redução de gastos públicos ocorreu por haver apenas uma publicação e um processo, e não três, caso IFSC, IFC e UFFS montassem processos de compra separados, explica José Carlos. O IFSC foi o gerenciador do pregão eletrônico, sendo o responsável por produzir o edital, especificar os itens e adquirir os orçamentos. O fato de envolver outras duas instituições não trouxe dificuldade à elaboração do edital, segundo o chefe do Departamento de Compras.

No total, 21 câmpus do IFSC (todos, menos São Lourenço do Oeste, cujo processo de implantação está no início) e a Reitoria participaram da licitação. No IFC, os câmpus Blumenau, Camboriú e São Francisco do Sul, e na UFFS a administração central da universidade.

A pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, destaca que a compra de materiais sustentáveis faz parte do projeto IFSC Sustentável e que novos processos dessa natureza devem ocorrer. “Em breve, todos os nossos processos de compras vão seguir alguma característica de sustentabilidade.”

Confira os itens sustentáveis adquiridos por IFSC, IFC e UFFS no edital de lançamento do pregão eletrônico.

Tags: