Edital para seleção de invenções abre terceiro bloco de inscrições

23. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas até o dia 13 de outubro as inscrições para o edital nº22/2014/PROPPI que trata da seleção de invenções de servidores do IFSC para avaliação do potencial de patenteabilidade e elaboração de patentes. Serão concedidos até 14 serviços de busca de anterioridade de patente e até 14 serviços de elaboração de pedido de patente – todos realizados por uma empresa especializada em propriedade intelectual e sob a supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSC (NIT).

Devem se inscrever no edital os servidores do IFSC interessados em realizar uma avaliação do potencial de patenteabilidade de “invenções” ou novas tecnologias (produtos ou processos tecnológicos) resultantes de suas atividades de pesquisa. Caso seja verificado esse potencial, o IFSC irá realizar o depósito dos pedidos de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), respeitando as disposições da resolução interna nº 30/CD/2008.

A patente é um reconhecimento da capacidade da Instituição em gerar novas tecnologias. O chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson, destaca a oportunidade desse edital para os pesquisadores. “Ao contrário do que muitos acham de que a patente limita a transferência de tecnologia, na verdade, ela potencializa o seu licenciamento para as empresas”, explica.

Edições anteriores do edital do inventor já proporcionaram a identificação de tecnologias geradas no IFSC e que estão em processo de solicitação de patente. Atualmente, o IFSC já possui 12 depósitos de pedidos de patentes, quatro do Câmpus Florianópolis, três do Câmpus Chapecó, duas do Câmpus São José, duas do Câmpus Araranguá e uma do Câmpus Xanxerê.

Como se inscrever

Podem participar do edital todos os servidores efetivos do IFSC que tenham desenvolvido a “invenção” ou nova tecnologia, ou parte dela, por meio de projetos institucionais ou atividades relacionadas às atividades em que o servidor atua na instituição. A proposta deve ser apresentada em formulário próprio, disponibilizado na área de editais de Pesquisa do Portal do IFSC. Confira no edital todas as informações para a submissão.

Para tirar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pelo telefone (48) 3877 9053 ou pelo e-mail inovacao@ifsc.edu.br.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.