Alunos do Câmpus Itajaí aprendem técnicas de sobrevivência pessoal para náufragos

3. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

aula_pescador2Vestir o colete salva-vidas em, no máximo, um minuto e desvirar a balsa caso ela seja inflada de cabeça para baixo são as primeiras coisas a se fazer caso surja alguma emergência que exija que os tripulantes abandonem um barco. Mas, o que fazer depois disso? Ou caso não tenha uma balsa salva-vidas? E se tiver alguém que não possa nadar no grupo? Como manter o calor do corpo dentro da água? São várias perguntas que os alunos do curso de Pescador Profissional do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprenderam durante a última aula prática.

Como a principal causa de morte no mar é por hipotermia, que é quando a temperatura do corpo baixa demais, os alunos aprenderam duas formas de atrasar a perda de temperatura: uma individual e outra coletiva. A primeira coisa é ficar na posição fetal para diminuir o fluxo de água na região próxima ao peito. Quando em grupo, é preciso fazer uma roda para evitar o fluxo de água entre os náufragos, mantendo a temperatura mais elevada e evitando a perda de algum membro do grupo. “Quando alguma aeronave passa próximo eles precisam jogar o corpo para traz e esticar as pernas de forma que a roda fique maior para que sejam vistos de longe”, explica Benjamim Teixeira, professor do curso.

aula_pescadorDurante a aula, os alunos também aprenderam uma técnica de natação coletiva que permite que o último da fila não nade e possa ser carregado pelos companheiros, caso algum náufrago esteja ferido ou doente. “O mais importante é que todos fiquem juntos”, completa Benjamim.

Além disso, os alunos também aprenderam a utilizar a boia salva-vidas, caso algum tripulante caia no mar, e a como administrar o kit de sobrevivência com água e mantimentos para evitar desperdício. “Todas essas técnicas são importantes para aumentar o tempo de vida do náufrago. Com mais tempo, há mais chance de eles serem achados pelas equipes de socorro”, conclui o professor.

A próxima aula prática do curso será realizada na quarta-feira, 8 de outubro, no Clube Almirante Barroso, que fica a duas quadras da sede provisória do Câmpus Itajaí.

Tags: