Palestra aborda prevenção do câncer

10. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

post_facebook-rosaNo mês de outubro, os câmpus e a Reitoria do IFSC estão promovendo uma programação variada relativa ao Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção do câncer de mama. No dia 16, alunos e professores do projeto “Radiologia na Comunidade” promovem a palestra “Prevenção do Câncer: contribuindo para o acesso à informação”, no Auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, a partir das 14h.

A palestra contará com a presença do médico cancerologista Antônio André Magoulas Perdicaris, da Academia de Medicina de São Paulo, e o médico radiologista Ernani Lange de S. Thiago, de Florianópolis. Ambos vão abordar aspectos da prevenção e detecção precoce do câncer, com foco no câncer de mama. Participam servidores do Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis – Continente, Reitoria, Tribunal de Contas de Santa Catarina, funcionários de hospitais parceiros e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A coordenadora do projeto “Radiologia na Comunidade”, Caroline de Medeiros, destaca que o projeto existe desde 2006. Consiste em levar a postos de saúde, hospitais, comunidades, escolas, entre outros, conhecimentos sobre a prevenção de doenças, com foco no câncer de mama e na osteoporose. “Programamos as palestras de acordo com o público-alvo. Na comunidade, levamos algo mais lúdico, já quando são profissionais da saúde, apresentamos dados científicos”, destaca Caroline.

Em 2014, o projeto conta com recursos do Programa de Extensão Universitária (Proext), possibilitando a vinda do médico Antônio Perdicaris. “O Proext prevê recursos para a capacitação dos participantes do projetos. Assim, conseguimos trazer o doutor Antônio e estender a palestra para os demais servidores”, explica Caroline.

Os alunos e professores do projeto “Radiologia na Comunidade” já realizaram este mês palestras nos câmpus de Lages e Itajaí. Dia 21 de outubro, a equipe estará no Câmpus Criciúma.

Chá Beneficente no Outubro Rosa

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa, os alunos do módulo dois do curso técnico em Eventos do Câmpus Florianópolis – Continente promovem o 1º Chá Beneficente Outubro Rosa 2014, dia 15 de outubro, às 15h, no restaurante do Câmpus. Também haverá palestra com a presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), Leoni Margarida Simm, que vai falar sobre “O Empoderamento do Paciente com Câncer”.
A atividade faz parte da Semana de Eventos Integrados do Câmpus Florianópolis – Continente.

Clique aqui e veja a programação do Outubro Rosa nos demais câmpus do IFSC.

Fotos do Outubro Rosa no IFSC.

Tags: , ,