Seminário discute o intercâmbio de professores com instituições canadenses

10. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

sem_canadaA Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizaram nessa quarta e quinta-feira (8 e 9), em Brasília, o seminário “Os institutos federais e sua atuação nos territórios”. O encontro teve como objetivo celebrar resultados e definir novas ações. Os debates iniciais abordaram a atuação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de relatos de experiências de cooperação entre a Rede Federal e os colleges and institutes do Canadá.

O coordenador do Núcleo Estruturante das Políticas de Inovação (Nepi) da Setec, Luciano Toledo, considerou um sucesso a parceria entre Setec e Conif, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na experiência que levou 43 professores brasileiros a um intercâmbio de três meses no Canadá. Os profissionais fizeram estágios em 19 instituições daquele país para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada, articulada com o setor produtivo. “Tive a oportunidade de acompanhar o grupo no Canadá e vi de perto a excelência do seu desempenho nos colleges”, disse Toledo. “Essa experiência serviu de exemplo para o agendamento final da política de inovação”.

O presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, fez retrospectiva sobre a expansão da Rede Federal, com apresentação de vários indicadores. “O maior desafio que temos é fazer com que os institutos federais aproveitem sua pluralidade para que tenhamos um projeto educacional com características muito próprias, sem nos distanciar do papel de contribuir para a construção de indicadores relevantes para o país”, afirmou.

O titular da Setec, Aléssio Barros, ressaltou a importância da discussão dos resultados da experiência no Canadá. “Essa experiência já nos abriu oportunidades de expansão para outros países, como a Finlândia e a Alemanha”, disse.

Experiência

sem_canada2

O pesquisador Mauro André Barbosa Cunha, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), participante do intercâmbio, relatou a experiência vivida no Canadá. “Foi possível verificar a relação próxima que eles têm com a comunidade, com a indústria e com o meio produtivo”, destacou. Os desdobramentos da relação com o Camosun College, onde o pesquisador do IFSul estagiou, incluem a abertura de oportunidades de intercâmbio para estudantes e servidores.

A direção de parcerias internacionais dos colleges canadenses, que participou do evento por videoconferência, relatou o valor da experiência para aquele país e externou a disposição de receber mais professores brasileiros. Os 43 participantes da cooperação internacional receberam certificado do programa de intercâmbio profissional e tecnológico do Brasil com os Colleges and Institutes do Canadá.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: , , ,