Coral e Orquestra do Câmpus Florianópolis realizam concerto para gravação de DVD

15. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

orquestra_coralO Coral e a Orquestra do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizam no dia 30 de outubro um concerto gratuito e aberto ao público em geral para gravação de um DVD. O evento será realizado no Teatro do Centro Multiuso de São José, a partir das 20h.

Em atividade desde 1978, o Coral segue até hoje a tradição de contemplar músicas clássicas, populares e folclóricas em seu repertório, com o objetivo de divulgar a arte musical e passar conhecimento aos alunos que participam do projeto. Já a Orquestra Experimental, criada há 14 anos como extensão das aulas de música, alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão, flautas andinas, entre outros instrumentos.

Para a professora Tânia Meyer, essa será uma ótima oportunidade para valorizar e divulgar o trabalho de formação de nossos alunos. “Temos que aproveitar a tecnologia para registrar e divulgar as atividades artísticas que são realizadas há 36 anos no câmpus. E, além de divulgar, é uma forma de reconhecer todos que durante esse tempo trabalharam para oferecer isso gratuitamente à comunidade, interna e externa. Queremos mostrar que a tecnologia não exclui a cultura, e temos que ver a cultura como uma das formas de inclusão, além da inclusão social e econômica que buscamos como instituto federal. E, infelizmente, ainda não é tão comum essa presença da arte nos outros institutos federais do país”, avalia.

O professor Irineu Melo conta que o concerto será composto por 20 músicas que representam a trajetória da Orquestra e do Coral. “Podemos dizer que é um repertório histórico, com músicas que vão desde o clássico ao popular. Tivemos apenas três meses para nos preparar para a apresentação. Mas a gente vive de desafio, e esse é mais um. Nestas últimas semanas, estamos ensaiando quase todos os dias, afinal, quanto mais gente tem, mais chance de errar, ainda mais que o coral teve uma grande renovação dos seus coralistas. No total, serão 80 músicos entre coralistas e integrantes da orquestra”, conta.

Alunos do IFSC e público em geral devem retirar seus convites gratuitamente na direção-geral do Câmpus Florianópolis (Av. Mauro Ramos, 950, Centro) ou no Gabinete da Reitoria (Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros). Já os servidores do IFSC, devem confirmar presença até o dia 23 de outubro pelo e-mail eventos@ifsc.edu.br. Além do convite, é necessário levar também 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Lar Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Coqueiros em Florianópolis, que atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

Tags: , ,