Debate sobre ciência, tecnologia e sociedade abre Mostra Científico-Cultural

15. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Eventos, Matérias

SNCT_SJ_abertura_palestra_bazzoA inclusão social acontece por meio do ensino técnico? Qual a relação entre desenvolvimento humano e desenvolvimento tecnológico? Como os professores de diferentes áreas de formação compreendem o processo de aprender e produzir conhecimento nos dias de hoje? Essas foram algumas das diversas questões perturbadoras e complexas apresentadas nesta terça-feira (14) pelo professor da UFSC Walter Antônio Bazzo, na abertura oficial da II Mostra Científico-Cultural do Câmpus São José, que integra as atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

SNCT_SJ_abertura_mesaDoutor em educação e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Tecnológica (Nepet) da UFSC, Bazzo sustentou que a interdisciplinaridade é essencial para a construção do conhecimento. “Hoje nas escolas há essa dicotomia idiota. É preciso entender que o processo do conhecimento não é fragmentado e a interdisciplinaridade tem que estar na filosofia de todos os cursos”, afirmou. O palestrante enfatizou que essa deve ser uma diretriz inclusive das escolas de ensino técnico: “Não adianta nada falar nos processos técnicos sem falar nas questões humanas. As questões éticas, políticas, ideológicas, sociais devem ser contempladas nos currículos, que em geral são muito herméticos”.

SNCT_SJ_abertura_publicoA II Mostra Científico-Cultural do Câmpus São José é realizada de forma concomitante à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem o tema “Ciência, tecnologia e desenvolvimento social”. As atividades tiveram início na segunda-feira (13), com o Google Student Ambassador Day, evento promovido pela empresa de tecnologia com oficinas e palestras sobre as diversas ferramentas Google. Até a próxima sexta-feira, a Mostra terá oficinas, apresentações culturais e palestras (clique aqui para consultar a programação completa). Todas as atividades são abertas ao público.

Tags: ,