SNCT promove reflexão sobre papel do IFSC na comunidade

15. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Eventos, Matérias

SNCT_garopaba_abertura_fabianaUma reflexão sobre o papel da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento social marcou o início das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) no Câmpus Garopaba, na noite de segunda-feira (13). Conduzido pela diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, o debate levantou questões como as necessidades de formação dos moradores do município e o papel da instituição na oferta de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável. “Hoje não se pode mais abordar a questão do desenvolvimento apenas pelo viés social. Quando se fala em desenvolvimento, é preciso que isso seja entendido com os aspectos sociais, econômicos e ambientais entrelaçados”, salientou Fabiana.

SNCT_garopaba_abertura_publicoPara Fabiana, pensar na atuação do ensino e da extensão para o desenvolvimento social de uma região é o mesmo que pensar que tipo de educação se quer para essa mesma região. “O ensino produz conhecimento, que é aprimorado e atualizado pela pesquisa e difundido e aplicado pela extensão nas demandas locais”, refletiu. A diretora de Extensão apresentou também alguns projetos e ações que o IFSC tem realizado com foco no desenvolvimento sustentável, como o engajamento para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e outras ações integradas, além dos próprios projetos de pesquisa e extensão realizados nos câmpus.

Trabalhos

SNCT_garopaba_abertura_matheus_spakerRealizada na Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, com a qual o IFSC mantém parceria, a solenidade teve a participação de alunos, pais de alunos e servidores do IFSC, além de representantes da escola anfitriã. “A participação da comunidade nesse momento é muito importante”, disse a diretora do Câmpus Garopaba, Telma Amorim. Ela lembrou que a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia terá, este ano, mais de 900 atividades realizadas em todo o país.

SNCT_garopaba_abertura_pesquisa_biotecNa abertura foram apresentados também os resultados de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Matheus de Souza Silva e Espaker Kaminski, do curso técnico concomitante em Informática, apresentaram com outros colegas de equipe a mostra de reciclagem de eletrônicos, na qual apresentam a quantidade de materiais recicláveis, como plástico e metais, e materiais potencialmente poluentes que fazem parte dos equipamentos eletrônicos usados cotidianamente, como computadores e celulares. Já as alunas do curso técnico concomitante em biotecnologia apresentaram os resultados da pesquisa que analisa a balneabilidade das águas em dois pontos turísticos de Garopaba e Imbituba que estão fora do roteiro de análise feito regularmente pela Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).

Programação

As atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia prosseguem em até a próxima sexta-feira no Câmpus Garopaba, com palestras e mostra de trabalhos de alunos e servidores. Haverá também quatro oficinas, todas nesta quinta-feira: confecção de pufe ecológico, cidadania na internet: consulta a sites de transparência pública, jogos digitais e recursos da internet: como elaborar e-mail profissional. Para consultar a programação completa, clique aqui.

Tags: