IFSC participa da SNCT em Brasília

16. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

snct_bsbA 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou na última segunda-feira, 13, em todo o Brasil, com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Em Brasília, são mais de 100 expositores e de 1.300 atividades que recebem a visita de cerca de 300 escolas e da comunidade, totalizando um público de mais de 100 mil pessoas.

Na abertura, realizada na terça-feira, 14, o secretário nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Batista Duarte Filho, afirmou que entre outras ações desenvolvidas pelo Ministério, a Semana tem como objetivo a popularização da ciência e da tecnologia. O secretário falou também que esta é a edição que conta com o maior número de ministérios participantes, o que mostra a integração necessária para o desenvolvimento dessa popularização. Na oportunidade, ele anunciou o lançamento de dois editais de divulgação científica em parceria do MCTI com o Ministério da Educação ( MEC) – um para financiamento de Feiras de Ciências e outro para Olimpíadas do Conhecimento.

snct_bsb16Para o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, a educação, a ciência e a tecnologia são instrumentos decisivos para um programa de desenvolvimento social que promova o crescimento, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional e nacional. E a SNCT é a oportunidade de mostrar o papel central da educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento social. Ele também anunciou o tema da SNCT 2015: “Luz, Ciência e Vida”.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, também esteve presente na solenidade e falou da importância da ciência e da tecnologia para melhorar a empregabilidade no país. “Nosso maior desafio para melhorar o emprego é qualificar os trabalhadores e só conseguiremos quando dermos acesso à tecnologia para que eles sejam detentores do conhecimento. Através da parceria dos ministérios, dos governos nacional, estaduais e municipais e das instituições privadas é que conseguiremos alcançar esse objetivo”, disse.

IFSC na SNCT

No estande do Ministério da Educação (MEC) estão sendo expostos diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Institutos Federais. Dois deles são do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC. Os projetos “Robô Dedicado” (assista à demonstração) e “Automação residencial por controle com smartphone via internet” foram desenvolvidos pelos alunos Elyton de Oliveira, Felipe Bez Fontana, Gabriel Andrade e Giovanni dos Santos, orientados pelo professor Adilson Jair Cardoso.

snct_bsb8Para o aluno Gabriel Andrade, é gratificante poder participar desse evento. “Não imaginava a dimensão e a quantidade de projetos que estariam aqui e está sendo uma experiência muito boa, foi a primeira vez que viajei de avião”. O aluno, que já tinha apresentado o projeto em outros eventos, destaca a SNCT como a possibilidade de conhecer pessoas, se integrar com os outros Institutos Federais e com quem também trabalha com a área de robótica. “É uma oportunidade para trocar experiências e contatos”, afirma.

O professor Adilson Jair Cardoso destaca o grande aprendizado que é para o aluno poder sair do interior, conhecer Brasília, se envolver com as pessoas e formar uma rede interpessoal, o que é essencial para um técnico. “É uma oportunidade de interagir, explicar e aprender sobre o seu projeto e sobre os demais que também estão sendo expostos aqui. E como professor, estou fazendo contatos com outros professores que também trabalham com essa área para organizarmos a olímpiada de robótica e também para o curso de Engenharia Mecatrônica que o câmpus está abrindo. Estou aprendendo muita coisa com o que os outros Institutos Federais estão desenvolvendo nessa mesma área”, avalia o professor.

snct_bsb12

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com os Ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Trabalho e Emprego, do Meio Ambiente, da Saúde e da Integração Nacional, este ano a SNCT tem mais de 35 mil atividades distribuídas em mais de mil municípios até o próximo domingo. No IFSC, 20 câmpus estão realizando atividades esta semana.

Tags: , ,