Palestras orientam servidores do Câmpus Joinville em comemoração ao Dia do Servidor Público

6. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Gestão de Pessoas, Matérias

dia do servidor 24-10-2014 48Visando à prevenção de doenças ocupacionais e à orientação sobre primeiros socorros, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Câmpus Joinville organizou no dia 22 de outubro uma programação de atenção à saúde em comemoração ao Dia do Servidor Público, lembrado no dia 28 de outubro.

dia do servidor 24-10-2014 27

A professora Marlete Scremin, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, falou sobre primeiros socorros de emergência em ambientes de trabalho, orientando os servidores como proceder em casos de desmaios, crises convulsivas, sangramentos, asfixia, engasgamentos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

A partir de simulações e com o uso de protótipos, a professora esclareceu dúvidas dos participantes sobre os procedimentos de emergência, lembrando que, em qualquer situação, é preciso manter a calma e chamar os serviços de atendimento cabíveis, como o Samu 192 ou Corpo de Bombeiros 193.

dia do servidor 24-10-2014 81Já o professor de Educação Física, Maick Viana, doutor em Ciências do Movimento Humano, falou sobre as doenças ocupacionais e os benefícios dos exercícios para corrigir vícios de postura, aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho, reduzir o estresse e prevenir a fadiga muscular.

Depois das orientações teóricas, professor Maick fez sessões de ginástica laboral com os servidores, mostrando na prática sugestões de exercícios que podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho, especialmente os de alongamento.

Confraternização

Ainda dentro da programação do Dia do Servidor, os servidores do Câmpus Joinville puderam participar de uma confraternização especial, em que as alunas do Programa Mulheres Mil, cursos Pronatec de Auxiliar de Cozinha e Operador de Computador, fizeram homenagens especiais, evidenciando a importância do trabalho de todos os servidores.

dia do servidor 24-10-2014 133A confraternização terminou com um coffee breack, preparado pelas alunas do curso de Auxiliar de Cozinha, e organizado através de projeto de extensão, com parceria do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe). Ao final, os servidores ganharam como lembrança um livro de receitas, em que as auxiliares de cozinha entraram com suas receitas preferidas e as alunas do curso de Operador de Computador contribuíram com a organização do livreto.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.