Projeto do IFSC vence feira internacional e será apresentado nos Estados Unidos em 2015

6. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jar-jgw_mostratec_campeao (3)Um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Mário Sedrez, do Câmpus Geraldo Werninghaus, e executado pelos estudantes Afonso Bosse e Maurício Goetten, do Câmpus Jaraguá do Sul, foi um dos vencedores da 29ª edição da Mostratec – evento científico internacional realizado no Rio Grande do Sul entre os dias 27 e 31 de outubro – e será apresentado em 2015 na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), a maior feira internacional de tecnologia do mundo para estudantes secundaristas. Esta é a primeira vez que um projeto do IFSC vence a Mostratec e é selecionado para a Intel ISEF.

A pesquisa realizada pelos estudantes do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul analisou a captura da “Sciaenidae” (uma família de peixes) durante a pesca artesanal do camarão sete-barbas. O peixe, segundo os estudantes, não tem valor comercial e, na maioria das vezes, é devolvido morto ao mar. “Constatamos que, para cada quilo de camarão pescado, foram capturados também 5,19 quilos de peixe. Isso faz com que a situação dos pescadores artesanais se agrave ao longo do tempo, pois diminui a quantidade de peixes disponíveis nas pescas futuras”, explica Goetten, que está na oitava fase do curso técnico.

jar-jgw_mostratec_campeao (1)Na Mostratec, o projeto foi o vencedor da categoria “Ciências Animais e de Plantas” e foi um dos cinco selecionados – entre 370 trabalhos inscritos no evento – para ser apresentado na edição de 2015 da Intel ISEF. “É uma alegria muito grande ter esse reconhecimento e ver que uma pesquisa realizada por nossos estudantes e dentro do IFSC é capaz de ir tão longe”, destaca Sedrez, que orientou o trabalho.

Para o aluno Afonso Bosse, que está na sétima fase do curso técnico integrado em Química, a conquista pode trazer ganhos para carreira profissional e acadêmica. “É uma grande recompensa pela dedicação e pelo esforço que dedicamos à pesquisa. Acredito que as premiações nos incentivam a não parar de pesquisar e a seguir na nossa escolha profissional”, afirma.

jar-jgw_mostratec_campeao (2)Os dois alunos terão as despesas com transporte e estadia custeadas pela organização da feira americana. Além do prêmio na Mostratec, o projeto também foi premiado na Bahia em agosto.

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2013 e julho deste ano e teve o apoio do edital universal de apoio à pesquisa publicado em 2013 pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (edital 12/2012/PROPPI).

Tags: ,