Concerto Jovens Solistas será dia 20 de novembro no TAC

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

orquestraO Concerto Jovens Solistas da Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será apresentado na próxima quinta (20), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h30. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado às comunidades de Lages atingidas recentemente por fortes chuvas e tempestade de granizo.

O projeto de apresentação dos jovens solistas começou em 2012, quando houve o primeiro concerto. “Em 2011, fizemos algumas apresentações com solos, e tivemos a ideia de criar o projeto, que tomou forma em 2012. Além de integrantes da orquestra, tivemos como convidada especial a violinista alemã Philine Wagner”, lembra o maestro Irineu Lopes Melo.

“A ideia é que o músico sinta a experiência de ‘estar sozinho’ no palco que ele vai sentir muitas vezes à frente do público, se decidir seguir a profissão. É torná-lo menos inibido e incentivar os talentos”, explica Melo. Segundo ele, não há uma seleção propriamente dita para o concerto. Todos os participantes que já têm uma boa experiência de orquestra e que têm interesse em ‘solar’ podem fazer parte do concerto.

Também participam integrantes da orquestra que fizeram (ou ainda fazem) o Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, oferecido gratuitamente pelo IFSC e que está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro. O curso é totalmente gratuito (o IFSC oferece, inclusive, os instrumentos) e voltado para toda a comunidade. O objetivo é musicalizar atrás dos instrumentos de orquestra, tornando o aluno apto a participar de concertos, seja em orquestra, conjuntos de câmara, bandas ou outras formações musicais. A duração é de dois anos, com carga total de 260 horas, divididas em três horas semanais. A idade mínima é 10 anos.

Tags: