Câmpus do IFSC realizam atividades na Semana da Consciência Negra

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus São José, Eventos, Matérias

Semana_Consciencia_Negra_v03Na próxima semana, de 17 a 21 de novembro, os câmpus Araranguá, Criciúma, Florianópolis e São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizam atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. Ao longo da semana, serão realizadas palestras, debates, exposições e atividades culturais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

No Câmpus São José, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Escultura, que é formado por professores e alunos, com o apoio da Coordenadoria de Extensão. Segundo a professora Karine Pereira, o objetivo é promover a reflexão sobre temas como a discriminação racial e o preconceito, bem como as diferentes forma de superação e combate a esses problemas, como as políticas de ação afirmativa. “Resolveu-se organizar atividades durante toda a semana a fim de possibilitar uma maior oportunidade de participação ao público, privilegiando, através da diversidade de eventos, o esclarecimento e a reflexão crítica”, explica Karine.

Também serão abordados conceitos importantes para sustentar um debate crítico. A comunidade terá a oportunidade de conhecer melhor o significado do termo raça, as religiões de matrizes africanas e a história da presença da população negra em Santa Catarina e Florianópolis. O evento contará com a participação de um grupo de Danças Urbanas, lideranças do Movimento Negro e estudantes cotistas, além de apresentação da cantora Adriana Silva.

scnc2014

No Câmpus Araranguá, os alunos dos curso integrados irão expor trabalhos sobre livros de contos africanos, as releituras que fizeram sobre o trabalho do pintor Debret sobre a escravidão e painéis sobre os reinos africanos. Na quarta-feira (19), às 15h, será exibida a animação africana “Kiriku e os animais selvagens”, seguida de discussão sobre a estética africana. Já na quinta-feira (20), às 19h30, haverá exibição do documentário “Eu sou de lá” que retrata a vida de estudantes africanos em Santa Catarina. Após a exibição, haverá uma mesa-redonda com os produtores do documentário, Sansara Buriti e Alan Langdon.

A cerimônia de abertura no Câmpus Florianópolis será dia 18 às 15h, seguida de palestra com Dora Lucia de Lima Bertúlio, procuradora da Fundação Palmares. De quarta a sexta, estão programadas palestras, oficinas, exposição fotográfica e exibição de filmes. Um dos destaques é o debate que será promovido pelo Grêmio Estudantil Livramento, dentro do projeto Mente Aberta, com o tema: “Cabelo crespo: cabelo ruim”?. O debate será no auditório, às 12h de quinta-feira (dia 20). Na sexta-feira, haverá degustação de munguzá – prato de origem africana, apresentações musicais e a apresentação teatral “Preto-à-Porter”, do Coletivo Nega, da Udesc.

Saiba mais

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695. A data busca resgatar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o Brasil, em 1549. No entanto, outros temas debatidos pela comunidade negra ganham destaque neste dia, como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, identificação de etnias e beleza negra.

Confira a programação completa em cada câmpus:
Araranguá
Criciúma