Inicativas do IFSC para cumprir ODM é apresentada na Reditec

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Lages, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

Os projetos de extensão do IFSC vinculados aos oito Objetivos do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) foram apresentados na quarta, dia 12, pelo pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, na 38ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Porto Alegre. Golberi Ferreira explicou que a Coordenadoria de Políticas Sociais da Diretoria de Extensão passou a desenvolver ações integradas entre o instituto e diferentes esferas da sociedade. Também foi acrescentado na avaliação dos projetos de extensão um critério que contempla o tema.

Os Objetivos do Milênio (ODM) são oito iniciativas definidas pela ONU durante a Cúpula do Milênio, em 2000, para melhorar o mundo até 2015. São eles: acabar com a fome e miséria; educação de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O IFSC aderiu aos ODM em 2012 e recebeu, em dezembro do ano passado, um certificado do Movimento Nós Podemos Santa Catarina por sua contribuição para o cumprimento dos objetivos. A instituição criou a Coordenadoria de Políticas Sociais e trabalhou de maneira articulada com o Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Foram criadas representações regionais do IFSC nos comitês locais do movimento. No Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC, a contribuição para o alcance das metas dos ODM passou a ser adotada como um critério de avaliação dos projetos.

Foram apresentados os projetos desenvolvidos no IFSC que atendem aos oito objetivos – iniciativas desenvolvidas na Reitoria e nos câmpus Criciúma, Gaspar, Itajaí, Lages, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê (confira aqui a apresentação).

Os comenários não estão permitidos.