Conselho Superior aprova último capítulo do PDI e novo RDP

21. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

SONY DSCEm reunião realizada nesta quarta-feira, 19 de novembro, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Santa Catarina aprovou o último capítulo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o novo Regulamento Didático-Pedagógico (RDP). O PDI é o planejamento estratégico do IFSC para os próximos cinco anos (de 2015 a 2019) e o RDP regulamenta todos os processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos pela instituição. Ambos os documentos começam a ser implantados em 2015.

O último capítulo do PDI a ser aprovado pelo Consup foi o 4, que traz o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) de todos os câmpus do IFSC, até 2019. De acordo como POCV aprovado, o IFSC tem potencial para alcançar 56 mil alunos matriculados em 2019, 100% a mais do que em 2013. Ainda de acordo com o plano, a meta de 10% da oferta de vagas para Proeja será alcançada em 2018.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, ressaltou que todas as metas legais são cumpridas pelo POCV. “É uma previsão geral do que a instituição pode ofertar nos próximos anos. Não são números simples, mas como houve um grande envolvimento de todos os câmpus na construção, certamente haverá também um comprometimento geral para cumprir essas metas”, disse. Além disso, Andrei também explicou que processo de construção do PDI foi um grande avanço na consolidação da cultura do planejamento no IFSC e que o documento já é referência para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Todos os capítulos estão disponíveis no site do PDI. No início de 2015, será realizado o lançamento oficial do documento.

Regulamento Didático-Pedagógico

SONY DSCO diretor de Desenvolvimento do Ensino, Paulo Wollinger, apresentou aos conselheiros os principais pontos do novo Regulamento Didático-Pedagógico, que será único para todos os câmpus do IFSC. “Foram dois anos de trabalho até se chegar a esta versão final. Todos os câmpus enviaram suas considerações e um comitê técnico, formado por 27 servidores, ficou responsável pela compilação dessas sugestões, levando em consideração a legislação vigente”, explicou Wollinger.

A mudança mais significativa do documento é no sistema de avaliação, que passa a ser por notas, e não mais por conceitos. Além disso, o novo regulamento procura harmonizar os processos entre os diferentes tipos de oferta do IFSC, o que contribui para a consolidação da identidade institucional. O RDP prevê ainda que seja aplicado um plano de estudos diferenciado para alunos com rendimento inferior aos colegas de turma, que não conseguem acompanhar todas as disciplinas ou unidades curriculares ao mesmo tempo.

Avaliação

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressaltou a importância da aprovação desses dois importantes documentos institucionais. “Hoje é um dia histórico para o IFSC. Passamos por muitas mudanças nos últimos anos e esses documentos irão nortear a oferta de cursos e os processos acadêmicos da instituição, fortalecendo nossa atuação como um todo. Eles refletem a complexidade da nossa instituição e o grande envolvimento dos servidores na construção desses documentos. Encerramos essas duas etapas com a sensação de dever cumprido”, avaliou Maria Clara.

A pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, também comentou a importância do momento. “Estou muito feliz e orgulhosa desses processos. O POCV é um instrumento de referência, que auxiliará na tomada de decisões nos próximos cinco anos. Já o RDP é a formalização de diversos processos, que agora passam a ser únicos em toda a instituição. Fico ainda mais orgulhosa por esses documentos terem sido construídos de forma coletiva e democrática”, disse.

Outros assuntos

Além da aprovação do POCV e do RDP, o Consup aprovou também a oferta do curso de especialização em Educação Profissional e Tecnológica a partir de 2015.2. O curso será ofertado pelo Câmpus Florianópolis e terá duração de três semestres. Além disso, também foi definido que o conselheiro César Azambuja será o representante externo na Comissão Própria de Avaliação (CPA). O conselheiro Ramiro Marinho Costa será seu suplente. A próxima reunião do Consup acontece no dia 17 de dezembro e será a última de 2014.

Tags: , ,