Câmpus São Carlos forma 300 alunos pelo Pronatec

25. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Carlos, Matérias

formandos_saocarlosNa sexta -feira, dia 14 de novembro, foi realizada a formatura dos cursos de “Agricultura Familiar” ofertados pelo Câmpus São Carlos por meio do Pronatec. O evento foi realizado no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, na cidade de Chapecó. Participaram mais de 300 alunos formandos de 36 municípios da região Oeste. Estavam presentes na solenidade o diretor-geral do Câmpus São Carlos, Juarez Pontes, e o coordenador-geral do Pronatec no IFSC, André Dala Possa.

O curso teve duração de 11 meses e foi ofertado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina (Unicafes-SC).

público_saocarlos2Entre os discursos, três alunos deram seu depoimento sobre o curso, Suzana Rossato e o casal Lírio e Terezinha Maraschin. Nas palavras do Sr. Lírio, um apelo: “Nossa salvação é uma comida saudável, é vocês ficarem na roça. Aos pais, agricultores familiares, que incentivem seus filhos, para serem seus substitutos”. Os alunos também deram ênfase às aulas de Energias Renováveis, que os levaram a repensar e mudar a forma com que estavam trabalhando em suas propriedades, a fim de não agredir o meio ambiente.

Para encerrar, o discurso do diretor do Câmpus São Carlos falou sobre a missão do câmpus na região: “O objetivo principal é atender a demanda local e, nesta região, a demanda é constituída basicamente por pessoas do campo”, avalia Juarez.

Tags: ,