Câmpus Criciúma e São Carlos realizam formaturas do Pronatec

27. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus São Carlos, Matérias

Nesta quinta-feira (27), acontece a formatura de 62 alunas dos programas Pronatec Mulheres Mil e Mulheres Sim do Câmpus Criciúma. Elas frequentaram durante o semestre os cursos de Operadora de Computador e de Zeladora, este último realizado em Nova Veneza. Para amanhã, dia 28 de novembro, está programada a formatura de 10 turmas de cursos do Pronatec no Câmpus São Carlos. A solenidade inicia as 19 horas e reúne professores, dirigentes e familiares dos 150 alunos que recebem certificação. As turmas tiveram formação nas áreas de Auxiliar Administrativo, Agente Cultural, Inglês Básico e Intermediário, Cuidador de Idosos e Modelista. O coordenador-adjunto do Pronatec Marcio Zamboni explicou que todos os cursos atendem a necessidades do mercado de trabalho da região e os formandos terão grandes oportunidades de empregabilidade.

Na área de confecção e moda, parte dos alunos já atua em empresas ou tem perspectiva de fácil inserção profissional nas indústrias de confecção do município, considerado um polo econômico deste setor na região. Conforme Zamboni, as fábricas de confecção oferecem cerca de 5 mil vagas de emprego na região, sendo muitas delas de costureiros. As empresas confeccionam roupas esportivas para marcas como Fila e Umbro, cujos produtos são também exportados, e para a Ogochi, que tem como vitrine a utilização de seus artigos em novelas. Ao mesmo tempo, a existência das fábricas têxteis e a exportação dos produtos mostrou a necessidade da formação na Língua Inglesa para funcionários e candidatos às vagas. Além das confecções, a região é também exportadora de outros produtos, como as carnes dos frigoríficos de aves e suínos.

O curso de Agente Cultural forma pessoas com possibilidade de atuação na área de turismo, já que existem no município e região vários balneários de águas termais frequentados por famílias. O agente cultural organiza atividades culturais e recreativas para incrementar a hospitalidade e permanência desses visitantes. Os formandos do curso de Cuidador de Idosos devem ter oportunidade em Casa Lar para pessoas da Terceira Idade, faixa etária da população em crescimento, assim como os serviços para este público. No mês de dezembro, o Câmpus São Carlos realiza formaturas de turmas do Pronatec que tiveram aulas nos municípios de Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, Cunha Porã, Saudades e Nova Erechim.

Tags: ,