Café Literário traz o “Extraordinário” para discussão em grupo no Câmpus Canoinhas

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

cafe literrio biblioteca 03-12-2014 3“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” A frase citada pelo personagem Auggie, no livro Extraordinário, de R. J. Palacio, foi apenas um dos fios condutores do IV Café Literário, realizado pela Biblioteca do Câmpus Canoinhas, na última quarta-feira (3). A obra foi selecionada pela equipe da Biblioteca e sugerida a alunos e servidores para leitura.

Durante o Café, os participantes discutiram a linguagem do livro, a sua diferente forma de apresentação, a narração dos pontos de vistas dos personagens e, principalmente, a extraordinária história de um menino chamado Auggie, que nasceu e aprendeu a conviver com uma síndrome genética, cuja sequela é uma severa deformidade facial, passando por diversos dramas e inacreditáveis superações.

cafe literrio biblioteca 03-12-2014 4“Foi uma história emocionante de ler e discutir. O Café Literário foi um momento agradável, onde a discussão começou numa roda de conversas e continuou durante o lanche, demonstrando o interesse que o livro despertou nos nossos alunos e servidores”, avalia a bibliotecária Camila Guimarães, que organizou o evento junto com as auxiliares da Biblioteca, Andressa Cassias Pereira e Márcia Saçala, e com a professora de língua portuguesa Cláudia Tomaselli.

Sinopse

caf extraordinrioAugust Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.