Câmpus realizam formaturas do Pronatec no Oeste e na Serra

9. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Lages, Câmpus São Carlos, Matérias

Formaturas dos cursos ofertados por meio do Pronatec mobilizam os câmpus Lages, Chapecó e São Carlos esta semana. As solenidades iniciam hoje, 9 de dezembro, com a formação de 36 alunos que terminaram os cursos de Agricultor Orgânico, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Balconista de Farmácia, em Curitibanos, onde a oferta é feita pelo Câmpus Lages. Amanhã, 140 alunos recebem certificado em Palmitos, em oportunidade propiciada pelo Câmpus São Carlos, e dias 11 e 12 as formaturas são do Câmpus Chapecó, com 34 formados em Inglês Básico e Intermediário no município de Seara, e outros 50 concluintes em Chapecó formados como vendedores, almoxarifes, auxiliares de recursos humanos e balconistas de farmácia.

Dos cursos concluídos, o de maior carga horária (240 horas) foi o de Balconista de Farmácia, que comercializa e atua na dispersão de medicamentos e correlatos. Ele também interpreta receitas prescritas pelo médico e presta os devidos esclarecimentos no que se refere ao uso correto dos medicamentos. Sob a supervisão do profissional farmacêutico, o balconista ainda auxilia na organização do estabelecimento farmacêutico, no controle de estoques e no armazenamento de medicamentos. Para participar deste curso, os alunos precisam ter o Ensino Fundamental completo. O mesmo nível de escolaridade está previsto para os estudantes da formação como vendedor. Com o aprendizado na formação Pronatec, o aluno desta área está apto a apresentar os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade, e a identificar os tipos de cliente. Ele negocia e argumenta com o cliente, prepara mercadorias para venda, além de apoiar e prestar serviços ao cliente. O vendedor ainda demonstra produtos, executa a venda e a pós-venda, expõe mercadorias no ponto de venda e registra a entrada e a saída de mercadorias.

O trabalhador do campo que se forma como Agricultor Orgânico recebe habilitação para produzir alimentos orgânicos com base na legislação vigente. Igualmente na área rural, o Mecânico de Máquinas Agrícolas realiza a montagem e a manutenção preventiva e corretiva em sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e de arrefecimento em máquinas agrícolas, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. As mesmas normas devem ser observadas pelo Almoxarife de Obras, que com seu aprendizado, torna-se apto a realizar processos de aquisição e controle de ferramentas e materiais de obras. Os concluintes do curso de Auxiliar de Recursos Humanos têm a oportunidade de exercitar suas aptidões em empresas onde executam rotinas de processos administrativos deste setor. Ao mesmo tempo, realizam atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

Na próxima semana, o Câmpus Chapecó terá formatura de Auxiliar Administrativo em Paial, dia 17, e dia 18 em Planalto Alegre, com 20 alunos recebendo certificado de conclusão de Inglês Básico. Já o Câmpus São Carlos terá uma das maiores solenidades deste ano no dia 19, com 370 formandos. O evento será em Pinhalzinho e terá alunos deste município e também de Cunha Porã, Saudades e Nova Erechim.