Biblioteca do Câmpus Lages encerra 2014 com indicadores acima da média nacional

18. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

biblioteca-lagesNa última quinta-feira (11), a biblioteca do Câmpus Lages do IFSC organizou um evento de encerramento das atividades de 2014. Novamente o local foi decorado para a cerimônia que presenteou os alunos que mais retiraram livros e apresentou os dados estatísticos do ano. Na oportunidade, também foi mostrado aos presentes o projeto “Afinação”, do Sesc Lages.

A coordenadora da biblioteca do câmpus, Márcia Medeiros, falou sobre os números de empréstimos de livros atingidos no ano, que superaram a média nacional de dois livros por pessoa. Mas a bibliotecária quer mais. “Nossa média foi de 3.8 livros por usuário ativo. Nossa meta não é só dobrar o índice brasileiro, mas atingir a média de países desenvolvidos que indicam de oito a dez livros por pessoa”, disse. Segundo Márcia, o objetivo não é difícil de ser atingido, pois, atualmente, cerca de 30 usuários cadastrados na biblioteca conseguiram superar a marca de dez títulos no ano.

“Desde de 2011 há um grande trabalho de incentivo à leitura, por meio de eventos e atividades de interação com os alunos. E isso só é possível graças ao investimento em extensão que o IFSC promove. São esses projetos que garantem os recursos para essas atividades, que levam à liberdade de escolha e de experiências e resultam na grande quantidade de livros emprestados”, explica.

Márcia aproveitou a oportunidade para agradecer a toda a equipe da biblioteca pelo apoio e empenho destinados nas diversas atividades desenvolvidas, aos servidores e à diretoria do câmpus pela autonomia e liberdade para que esses eventos pudessem ser realizados. Por fim, dedicou o sucesso do ano aos alunos que, segundo ela, enchem o local de vida e alegria. “São por vocês e para vocês que trabalhamos”, finaliza.

Premiados

Foram premiados os cinco alunos que mais retiraram exemplares no ano. Eles ganharam um kit com sacola ecológica, camiseta e livro de literatura. Confira os nomes dos ganhadores:

biblioteca-lages31º – Luana Bueno (Técnico em Análises Químicas) – 70 livros;
2º – Débora Cristiane Schneider (Técnico em Agroecologia) – 65 livros;
3º – Mariana Inácio Braga (Técnico em Biotecnologia) – 60 livros;
4º – Alyne Patrycia de Souza Ribeiro (Técnico em Biotecnologia) – 49 livros;
5º – Alessandra Machado de Oliveira (Técnico em Biotecnologia) – 44 livros.

A leitura é um hábito diário na vida da aluna Luana Bueno, que está indo para o terceiro módulo do Técnico em Análises Químicas. Além do IFSC, Luana cursa o ensino médio na cidade onde mora, Correia Pinto. Sempre que há uma brecha em suas atividades diárias, ela procura ler romances e histórias de ficção, como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”.

“Minha mãe lê bastante e acabei pegando dela o gosto pela literatura. Aí quando cheguei aqui e vi essa biblioteca gigante eu fiquei fascinada”, conta. Apesar da paixão, Luana não pretende seguir pelo mundo das letras quando terminar o ensino médio. Prefere seguir na área que estuda no IFSC e tentar o bacharelado em Química.

Afinação

biblioteca-lages2Após a cerimônia de premiação, teve início a apresentação cultural do projeto “Afinação”, do Sesc Lages, cujo objetivo é juntar a música e a literatura com o intuito de estimular a leitura e o gosto pelo crescimento cultural.

Primeiro, os músicos Alexandre Bueno (clarinete) e George Lima (acordeon) apresentaram músicas instrumentais. Depois, o mediador de leitura Gelson Bini fez uma fala relacionando a ligação entre a música e a literatura e como isso pode ser um estímulo ao desenvolvimento cultural. “Certa vez achei o disco ‘Animals’, da banda Pink Floyd. As músicas do disco tinham nome de animais (sheep – ovelha, pigs – porcos, dogs – cachorros) e vi que na verdade eram referência ao livro Revolução dos Bichos, de George Orwell. Isso me fez mergulhar na obra de ambos os artistas”, explicou.

Homenagem

Nas janelas da biblioteca, estavam afixadas mensagens dos alunos aos professores do câmpus. São agradecimentos, recados, dedicatórias àqueles que marcaram de alguma maneira o ano letivo dos alunos.

Tags: