Módulo Almoxarifado do SIG entra em funcionamento

19. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

Entrou em funcionamento no dia 18 o Módulo Almoxarifado do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), um dos componentes do Sistema Integrado de Gestão (SIG) do IFSC. O módulo vai ser usado inicialmente por servidores da Reitoria e, a partir do primeiro semestre de 2015, estendido aos câmpus.

Entre os benefícios que o módulo trará para o IFSC está a uniformização das atividades da Reitoria e dos câmpus, segundo o coordenador de Almoxarifado e Patrimônio do IFSC, Luciano Wagner Behr. Essas atividades incluem acompanhar os fluxos do recebimento e da expedição de materiais de consumo, que são itens, em geral, de baixo valor e de durabilidade esperada inferior a dois anos – canetas, pen drives e alimentos são alguns exemplos. As informações sobre entrada e saída de materiais nos almoxarifados serão compartilhadas com os setores de compras e de orçamento e finanças, facilitando o seu controle.

A possibilidade de se consultar via sistema online os estoques de material de consumo que a Reitoria e os câmpus possuem é outro avanço do módulo. “Hoje, quando algum câmpus precisa de um material de consumo, envia e-mail para o grupo e pergunta quem tem disponível”, explica. Com o Módulo Almoxarifado, as informações sobre estoques estarão disponíveis para todos os responsáveis pelos almoxarifados, agilizando o processo de cessão de materiais entre câmpus e Reitoria. Hoje usam-se o Sistema de Administração de Materiais (SAM) e planilhas eletrônicas para gerenciar os estoques.

Com o Módulo Almoxarifado, os pedidos de material de consumo serão centralizados em servidores ocupantes de cargos de chefia e de direção, para organizar os pedidos. “Tínhamos, às vezes, duas pessoas do mesmo setor pedindo o mesmo material”, lembra Luciano. O Módulo Almoxarifado será usado inicialmente apenas na Reitoria. A partir do primeiro semestre de 2015, os responsáveis pelos almoxarifados e ocupantes de cargos de chefia e de direção dos câmpus também passarão a usá-lo.

Os comenários não estão permitidos.