Assistência estudantil terá mudanças a partir deste ano

29. janeiro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

paevs2015_siteO Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terá mudanças a partir deste ano. Agora, o critério para concessão do benefício será o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do aluno, que leva em consideração aspectos como renda, moradia, trabalho e saúde, não só do estudante, mas de toda sua família. A nova regulamentação do programa foi discutida durante o ano passado e aprovada pelo Conselho Superior no dia 17 de dezembro.

O IVS pode ser solicitado pelo aluno a qualquer tempo. Para fazer a solicitação, o aluno deve preencher o formulário, já disponível no Portal do Aluno, e entregar à Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus os documentos comprobatórios descritos no item 7 do edital do Paevs. A análise será feita por meio de análise documental e, caso necessário, entrevista presencial.

O índice será calculado de acordo com as seguintes variáveis: renda, trabalho, patrimônio, moradia, saúde, transporte, acesso à educação, composição familiar, participação em programas sociais, ingresso por cotas e parecer social. O IVS tem validade de um ano e poderá ser utilizado para outros fins, além do Paevs.

Depois de solicitar o IVS, o aluno precisa se inscrever na chamada de concessão do auxílio financeiro, conforme o cronograma disponibilizado no item 2 do edital. Por exemplo, para receber o benefício a partir do mês de abril, o aluno deve solicitar o IVS até o dia 13 de fevereiro e confirmar a inscrição no Paevs entre os dias 16 e 18 de março.

Em caso de dúvidas, o aluno deve entrar em contato com a Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus ou enviar um e-mail para assistenciaestudantil@ifsc.edu.br.

Tags: , ,