Aula inaugural do Curso de Ciência da Computação reuniu autoridades no Câmpus Lages

24. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, Matérias

aula-inaugural2Nesta segunda-feira (23), o Câmpus Lages do IFSC promoveu a aula inaugural do curso superior de bacharel em Ciência da Computação. Com a presença de autoridades da cidade e do estado, os alunos do primeiro curso superior ofertado pelo câmpus receberam as boas vindas e assistiram a uma palestra sobre a carreira que escolheram seguir.

“Este ato só está acontecendo porque lá atrás muitas pessoas da sociedade, da área da educação e do poder público participaram para que isso acontecesse. Ter em Lages cursos profissionais, gratuitos e de qualidade é fundamental para fomentar o desenvolvimento da nossa região”, disse a Deputada Federal Carmen Zanotto. A parlamentar salientou ainda que a formação de recursos humanos de qualidade e com acesso gratuito está fazendo a diferença na Região Serrana, segundo ela uma das mais reprimidas do Estado. “Com o primeiro superior, com certeza iremos nos desenvolver ainda mais.”, finalizou.

Palavras que foram corroboradas pelo Deputado Estadual Gabriel Ribeiro, que atualmente faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “Vivemos o mundo da tecnologia, da inovação e temos que ter jovens capacitados e preparados para entrar no mercado de trabalho e contribuir para o crescimento da região”, afirmou.

aula-inaugural5Os dois parlamentares se dispuseram a ajudar o IFSC na estruturação do câmpus e na vinda de recursos, seja no âmbito estadual ou federal.

“Nos colocamos à disposição da comunidade acadêmica para fazer uma ponte entre a instituição e o Governo do Estado, para fiscalizar, reivindicar, pleitear recursos e melhorar cada vez mais a educação e o ensino da região”, completou o Deputado.

A esfera municipal foi representada pelo vereador Juliano Polese, que na oportunidade salientou a importância de unir esforços na busca pelas melhorias necessárias à população. “Este (curso) é o exemplo de que se trabalhamos de forma unida, chegaremos aos nossos objetivos. Parabéns ao Câmpus Lages do IFSC que dá mais um passo importante na nossa região”, afirmou.

Dia Especial

aula-inaugural3“Hoje, realmente, é um dia diferenciado. A região da Serra Catarinense passa a contar com a oferta de um curso superior presencial por uma instituição federal”. As palavras são do diretor-geral em exercício do Câmpus Lages, Thiago Meneghel Rodrigues, que se disse emocionado em mais essa conquista da instituição.

Thiago contou a trajetória do projeto de implantação do curso até sua aprovação pelo Conselho Superior do IFSC e todas as dificuldades encontradas até que a aula inaugural pudesse ser realizada. Destacou aos alunos as possibilidades que são ofertadas na instituição, como bolsas de pesquisa e extensão e editais de intercâmbio. “Temos dois alunos do curso técnico em Informática que estão realizando intercâmbio de três meses em Portugal, com todas as despesas pagas pelo IFSC. Essa é apenas uma das possibilidades encontradas aqui”.

Ainda aos alunos, pediu que não se deixem abater pelas dificuldades e colocou o Câmpus Lages à disposição para ajudar em todos os momentos ao longo do curso. Citou as oportunidades de mercado que estão se abrindo na cidade e na região e agradeceu os estudantes pela confiança no trabalho do Câmpus Lages ao escolher a instituição para se capacitar.

aula-inauguralA diretora executiva do IFSC, Silvana Rosa Lisboa de Sá, que representava a reitora da instituição, valorizou a expansão da rede federal e sua capilaridade no estado, destacando a chegada do IFSC ao interior levando cursos que antes só eram possíveis na capital e nos grandes centros urbanos.

“Hoje somos uma instituição que está cumprindo a sua missão, que é de dar oportunidade de profissionalização aos cidadãos”, lembrou. A diretora agradeceu a dedicação de todos os servidores do câmpus, que trabalharam para que mais essa opção fosse possível.

Palestra

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Raul Sidnei Wazlawick, da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele possui pós-doutorado na área e é autor de diversos livros no campo na ciência da computação. O tema da aula era “Ciência da Computação: desafios e oportunidades”.

aula-inaugural4Em sua fala, ele esclareceu as diferenças entre a Ciência da Computação e as outras atividades da área, como Análises de Sistemas, Engenharia de Software e Arquitetura de Software. Além de passar para os alunos as diversas possibilidades dentro da profissão que escolheram para se aprimorar, visto a gama de setores onde a tecnologia é utilizada nos dias de hoje.

Ressaltou a importância desse tipo de curso para a região, lembrando que até pouco era necessário ir a Florianópolis para encontrar uma graduação em tecnologia. Também destacou o crescimento do setor e suas possibilidades após a formação. “Vocês estão ingressando num curso onde vocês têm trabalho certo, a empregabilidade é 100%. Se vai ganhar muito ou pouco, aí é com o esforço de cada um”, disse.

Confira mais fotos da aula inaugural na página do Câmpus Lages no Facebook.

Tags: ,