Teste de proficiência é requisito para ingresso no IsF-Inglês

2. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

O Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês (IsF-Inglês) modificou as regras para a inscrição nas ações de aprendizagem do idioma. A partir de maio só poderá se inscrever para os cursos presenciais e para o My English Online (MEO) quem realizar o teste Toefl ITP, ofertado gratuitamente pelo IsF-Inglês.

O IFSC é uma das instituições que aplicam o teste Toefl ITP, um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa, mas que também pode ser realizado apenas como teste de nivelamento por meio do IsF-Inglês. A partir de 2015, o resultado do Toefl-ITP será utilizado como comprovação de proficiência em inglês para todos os editais ou chamadas dirigidas a alunos ou servidores do IFSC, em função de a instituição ter se tornado centro aplicador do teste.

O IFSC vai aplicar o exame nos dias 14 de março e 23 de maio, no Câmpus Florianópolis-Continente, e no dia 22 de junho, no Câmpus São José. Para se inscrever, servidores e alunos de cursos superiores (graduação e pós-graduação) devem acessar o link para cadastro no programa Idiomas sem Fronteiras e escolher o dia para a realização da prova. De acordo com a coordenadora do programa Idiomas sem Fronteiras do IFSC, Maria Teresa Collares, é possível que se abram outras ofertas ainda neste semestre, dependendo da demanda.

A pontuação no Toefl ITP é sigilosa e só será divulgada ao próprio candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos.

Alunos do MEO

Para os alunos que já participam do MEO, a realização do Toefl ITP é necessária para avaliação de seu nível e como forma de registro no sistema de testes do IsF. Estes alunos serão convidados a realizar o teste em março de 2015. O resultado não interferirá no nível em que o aluno está no MEO ou no avanço nos níveis do curso. O objetivo é indicar como o estudante está em termos de certificação nacional.

Novo acesso ao MEO

Os alunos que não deram continuidade ao curso e tiveram seu acesso ao MEO bloqueado poderão realizar o Toefl ITP como forma de novo acesso ao curso e a outras ações do Programa IsF. Somente depois de publicado o resultado no Sistema IsF é que o aluno poderá retomar o acesso ao MEO. Os resultados também servirão apenas de indicação do conhecimento do aluno em termos de certificação.

Cursos presenciais

A partir da Oferta 4 (maio de 2015) a única forma de inscrição para as vagas em cursos presenciais de inglês será a realização do Toefl ITP. O nivelamento do aluno nesses cursos será exclusivamente feito por essa avaliação. Por isso a importância da inscrição e realização do teste nos meses de março e abril de 2015. Todos os alunos de cursos presenciais ou que já finalizaram o curso devem realizar o Toefl ITP como teste de nivelamento, ainda em março.

Inscrição

As inscrições são gratuitas, estão abertas e devem ser realizadas no Sistema IsF. Podem se inscrever: candidatos que já tenham realizado o teste em outras edições, já que o exame pode ser feito uma vez por semestre; alunos de graduação, mestrado e doutorado, professores e técnicos administrativos de universidades e institutos federais parceiros do Programa, além dos alunos regulares do MEO, ativos e bloqueados. Acesse na página detalhes sobre os requisitos para participação.

No site também é possível acessar a página Documentos que contém um manual de como é realizado o TOEFL ITP, além de um Examinee Handbook, que é um simulado do teste.

A lista com todas as instituições pode ser acessada em http://isf.mec.gov.br/ingles/images/2015/janeiro/UniversidadesCA2015.pdf