Mais de 1,5 mil alunos manifestam interesse em participar do 4º JIFSC

6. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

Um número recorde de estudantes manifestou interesse em participar quarta edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (4º JIFSC): foram 1.528 inscritos para participar das seletivas para o JIFSC. Esse valor representa 65% de aumento em relação às manifestações de interesse registradas em 2014, quando 924 alunos candidataram-se a participar dos Jogos.

O Câmpus Florianópolis, maior do IFSC em número de estudantes, foi o que teve mais alunos manifestando interesse em participar do JIFSC (265). Em segundo com mais inscritos (201) ficou o Câmpus Criciúma. Também tiveram mais de 100 alunos manifestando interesse os câmpus Chapecó (147), Joinville (141), São José (122), Xanxerê (111) e Gaspar (108).

Com relação à forma de oferta do curso, a maioria (60,2%) dos estudantes que manifestaram interesse em participar do JIFSC são de cursos técnicos integrados. Alunos de cursos técnicos concomitantes (11,1%) e de graduação (8,3%) vêm na sequência.

O diretor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, acredita que o crescimento no número de interessados em participar do JIFSC deve-se a dois fatores principais: divulgação do evento e apoio dos servidores nos câmpus para sua realização. “Os alunos conhecem mais o JIFSC e querem participar.  Conseguimos incluir o Pronatec na edição deste ano também. Além disso, os servidores estão bastante articulados para atuar na gestão e mobilização para o evento.”

No entanto, a participação de alguns câmpus no JIFSC ainda é pequena. Os câmpus Palhoça Bilíngue, São Carlos e Tubarão não tiveram nenhum inscrito, enquanto o Câmpus São Lourenço do Oeste teve um, e o Câmpus Florianópolis-Continente, sete. “Esse é um desafio que temos ainda: incluir todos os câmpus no JIFSC”, destaca André.

A seleção dos estudantes que vão participar do JIFSC será feita pelos câmpus até 16 de março, de acordo com critérios definidos pelo câmpus. Somente os alunos que manifestaram interesse em participar dos jogos até 4 de março podem participar da seleção. A lista dos selecionados será divulgada em 20 de março no site do JIFSC. O diretor de Assuntos Estudantis estima que 70% a 80% dos estudantes que manifestaram interesse vão participar do JIFSC.

Cada estudante do IFSC pode participar de uma modalidade coletiva e até duas modalidades individuais ou de duplas. O JIFSC ocorre entre 10 e 14 de junho em Joinville.

Confira abaixo o total de manifestações de interesse em participar do JIFSC por câmpus e por forma de oferta do curso.

Por câmpus

Urupema – 26
Xanxerê – 111
Sem resposta – 11