Reitoria Itinerante visita os câmpus de Jaraguá do Sul e Joinville

6. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Gestão, Matérias

reitoria-itineranteEsta semana, o projeto Reitoria Itinerante passou pelos câmpus Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul e Joinville, com a participação da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, dos pró-reitores de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), Mário de Noronha Neto, e da assessora técnica Pricila Serpa. O projeto tem por objetivo aproximar a Reitoria dos câmpus, integrando as pró-reitorias com os servidores que atuam em setores correlatos dos câmpus.

Na terça-feira (3), a comitiva esteve nos câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul para conversar com estudantes, professores e técnicos-administrativos. Entre os temas abordados nas reuniões com os alunos estiveram a implantação do novo Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), a participação em eventos e movimentos estudantis, o papel dos câmpus e da reitoria e a participação dos estudantes nos órgãos colegiados do câmpus e do Instituto.

reitoria-itinerante-gwNo Câmpus Geraldo Werninghaus, a reunião com o corpo discente foi realizada com os representantes das turmas. Para o estudante Marlon Luiz Junkes Raizer da Cruz, do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica, o encontro com a reitora permitiu que diversas dúvidas fossem sanadas. “Mesmo que não tenha sido possível aprofundar os temas, foi um momento bastante válido para colocarmos nossas questões e ver que os gestores têm consciência delas”, afirmou.

reitoria-itinerante-jar

Já no Câmpus Jaraguá do Sul, todos os alunos foram convidados para participar da conversa com a reitora. Segundo uma das integrantes do grêmio, Talita Sueli Strutz, o encontro proporcionou uma visibilidade maior da organização dos estudantes. “Apesar do pouco tempo com a reitora, acredito que foi um bom começo para ampliar ainda mais nosso movimento. O desafio agora é tornar permanentes esse movimento e o espaço de debate dos alunos com a gestão”, disse.

Para a reitora, o debate com os alunos proporcionou um momento de crescimento e exercício da cidadania. “É muito importante que os estudantes se organizem para definir prioridades e levá-las à gestão do câmpus. São momentos como esse que complementam a formação técnica dos nossos cursos e contribuem para a formação cidadã dos alunos”, destacou Maria Clara.

reitoria-itinerante-gw2Além da reunião com os alunos, os servidores também tiveram momentos específicos para debater temas relacionados ao funcionamento do câmpus e o papel da reitoria. Entre os principais temas estiveram o regimento interno do câmpus, as jornadas de trabalho, o processo de remoção e a participação na gestão do câmpus. “Todos os servidores precisam estar envolvidos nos processos e nas decisões para que o câmpus planeje com qualidade o seu crescimento”, destacou a reitora.

Na quarta-feira (4), a reitora se reuniu com os alunos do Câmpus Joinville para tratar de assuntos referentes ao novo RDP, que estabelece normas comuns a todos os câmpus, e às mudanças no Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs), entre outros. “Queremos dar as boas-vindas a todos os nossos alunos e servidores a este novo ano letivo, que começou com grandes novidades e desafios. Precisamos do envolvimento de todos, a fim de entender as diretrizes do Instituto Federal e a lógica de cada câmpus”, afirmou a reitora.

reitoria-itinerante-joiNa conversa com representantes dos alunos de todos os cursos e do Grêmio Estudantil, a reitora esclareceu dúvidas sobre o processo de aprovação do RDP e falou que o regulamento é passível de avaliações e revisões para a sua melhoria contínua. As críticas, sugestões e dúvidas podem ser enviadas para rdp@ifsc.edu.br. Em conjunto com a direção do câmpus, ficou definido que serão criados grupos de estudos com os alunos, a exemplo do que já vem acontecendo com os servidores, para discussão das principais mudanças no novo regulamento, especialmente a questão da conversão de conceitos para notas.

reitoria-itinerante-joi2Em reunião paralela com os professores, os pró-reitores fizeram uma avaliação de 2014, trazendo números de pesquisas e projetos de extensão realizados no IFSC e no Câmpus Joinville, e falaram das perspectivas para este ano, com relação à estrutura, funcionamento e oportunidades em cada pró-reitoria. Na área de pesquisa, por exemplo, estão abertos dois editais que interessam diretamente aos professores, um para participação em eventos (edital do Programa de Apoio à Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos) e outro para participação em programas de Mestrado ou Doutorado (edital de Apoio à Qualificação: Classificação dos Docentes para Fins de Afastamento Integral).

reitoria-itinerante-joi3Já a assessora técnica da Reitoria conversou com os técnico-administrativos do câmpus sobre os projetos na área de capacitação para este segmento e sobre as propostas de TAE substituto e de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para TAEs, as quais já foram apresentadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

Tags: