Ferramenta integra dados do IFSC com a plataforma Lattes

12. março 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Você sabia que de 2003 a 2013 a produção científica do IFSC cresceu 792%? E que a área das Engenharias é a que mais possui grupos de pesquisa na instituição? Dados como esses agora são possíveis e fáceis de serem obtidos graças à ferramenta Stela Experta que está sendo usada pela instituição como apoio estratégico na gestão. A plataforma on-line está disponível para uso de todos os servidores.

tela_stela

Exemplo de tela do sistema

O chefe de Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais, Luiz Henrique Castelan Carlson, conta que a instituição tinha a necessidade de ter acesso a dados e indicadores da produção acadêmica, além de conhecer as competências dos servidores por área de conhecimento. “As informações fornecidas pela ferramenta dão subsídio para o planejamento institucional e para a construção e avaliação de políticas em diversas áreas”, destaca.

A Plataforma Stela Experta integra automaticamente os dados institucionais e dos currículos lattes dos servidores do IFSC. Com a ferramenta, é possível identificar quem são as pessoas que conhecem determinado assunto para compor uma equipe de projeto e quais têm sido os temas prioritários de pesquisa na instituição. “Com esse mapeamento de competências, conseguimos, por exemplo, mobilizar os servidores para a elaboração de projetos e encontrar especialistas para demandas tecnológicas que recebemos”, explica Carlson.

Base incompleta

Um dado curioso que a Stela Experta apresenta hoje é que, ao se analisar a distribuição das produções científicas do IFSC pelas áreas de conhecimento, a maior parte (60%) é de “não informado”. Isso ocorre pelo preenchimento incompleto das informações no currículo lattes pelos servidores do IFSC. “Para que a ferramenta contratada pela instituição possa gerar resultados mais precisos, os servidores do Instituto precisam completar as informações faltantes, além de manter seus dados atualizados na Plataforma Lattes”, alerta Carlson.

Banco de Fontes

A plataforma Stela Experta também servirá para sanar uma necessidade da área de comunicação do IFSC que é ter um banco de fontes, conforme previsto na Política de Comunicação. “Neste momento, esse banco de fontes permitirá que os jornalistas do IFSC encontrem, de maneira mais fácil e rápida, os servidores de acordo com a área de conhecimento, seja para entrar em contato para produzir as matérias para os canais da instituição ou para identificar possíveis entrevistados para a imprensa”, explica a coordenadora de Jornalismo, Daiana Martini.

Acesso ao sistema

Em todos os câmpus, os coordenadores de Pesquisa e Inovação e os de Extensão e Relações Externas já possuem acesso ao sistema e podem auxiliar os demais servidores a visualizar determinado dado ou a encontrar algum especialista. Na Reitoria, servidores das pró-reitorias também possuem login.

Caso algum servidor também queira um usuário para acessar a plataforma e fazer pesquisas e análises, é preciso enviar um email para inovacao@ifsc.edu.br com nome completo e CPF.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.