Inscrições abertas para o Dinter em Linguística entre IFSC e UFSC

30. março 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias
SONY DSC

Seminário trouxe informações sobre o programa.

Servidores do IFSC têm até o dia 30 de abril para se inscreverem na seleção do curso de doutorado interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estão disponíveis 14 vagas divididas nas linhas de pesquisa de Ensino e aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira, Língua brasileira de sinais, Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia e Política linguística. Podem se inscrever servidores efetivos do IFSC com diploma de curso superior de duração plena.

O exame de seleção ao curso de doutorado será composto de duas etapas: prova escrita em português, de caráter eliminatório e classificatório, no caso de candidatos ouvintes, ou prova filmada em Libras, também de caráter eliminatório e classificatório, no caso de candidatos surdos; e defesa de projeto, de caráter eliminatório. A prova será realizada de 8 a 16 de junho e as bancas serão marcadas nos dias 15 e 16 de junho.

Os documentos necessários para a inscrição devem ser conferidos no edital (acesse aqui). É possível fazer a inscrição via Correios (SEDEX), mas somente serão aceitas inscrições com postagem até o dia 23 de abril.

Discussão pré-inscrição

Em uma chamada da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) para verificar interessados, 71 servidores de diversos câmpus manifestaram interesse no curso. Buscando apresentar melhor o programa, foi realizado na última sexta-feira, no Câmpus São José, o Seminário Dinter em Linguística. A abertura contou com a presença dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Ensino do IFSC, além dos coordenadores do programa da UFSC.

SONY DSCA pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas, destacou o desafio para os servidores do IFSC que é a diversidade dos públicos estratégicos da instituição. “Como professores, não podemos perder o nosso norte que é a formação e a qualificação de trabalhadores para que eles fiquem menos vulneráveis”, disse.

SONY DSCOs cerca de 40 presentes puderam acompanhar uma apresentação do coordenador da Pós-graduação em Linguística da UFSC, Heronides Moura, que explicou sobre o processo de seleção e o funcionamento do programa. Ao longo do dia, os servidores também assistiram a falas sobre o desafio para fazer um projeto de pesquisa e as linhas de pesquisa disponíveis para o Dinter.

A professora do Câmpus Canoinhas, Cláudia Kuna Tomaselli, estava empolgada com a possibilidade de fazer o curso de Doutorado em Linguística. “Estou ansiosa, sei que vai exigir muito, mas temos que aproveitar as oportunidades que o IFSC nos dá”, afirmou. A docente elogiou ainda a realização do seminário. “É ótimo podermos esclarecer nossas dúvidas e abrir a nossa visão antes mesmo de nos inscrevermos”, ressaltou.

O evento foi transmitido ao vivo pela IFSC TV. Clique aqui para assistir às palestras do período da manhã e aqui para ver a programação da tarde. O seminário também teve a tradução em libras feita por intérpretes do Câmpus Palhoça-Bilíngue.

Sobre o Dinter em Linguística

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Linguística Aplicada com a UFSC foi aprovado pela Capes no final do ano passado. Esse é o quinto Dinter do IFSC.

A proposta de submissão do programa foi decorrente do Fórum de Ensino de Línguas do IFSC, realizado em março de 2014, que reuniu 78 docentes de línguas do IFSC. No evento, confirmou-se a necessidade de fomentar o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao ensino de línguas no contexto da educação profissional, tendo como uma das finalidades ter subsídios para a construção da Política de Ensino de Línguas no IFSC.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site da UFSC.

 Atualizada em 07.04.15

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.