Aluna do Câmpus Florianópolis-Continente aposta no turismo sustentável

7. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Informes, Matérias

fotojaque_materia_ecoexperienciaA empresária Jaqueline Vargas encontrou nos cursos de Turismo do IFSC o conhecimento que precisava para montar sua empresa, a Ecoexperiências Turismo Sustentável.

Jaqueline é formada em Comunicação e já trabalhou em uma empresa de feiras profissionais,em Porto Alegre, onde também adquiriu experiência em turismo de eventos. Após uma viagem pela América do Sul, percebeu que era possível realizar um turismo de menor impacto, contribuindo com a comunidade e transmitindo uma mensagem de preservação cultural e ambiental, além de contemplar o visitante com uma vivência mais autêntica.

Depois de um ano de estudos sobre o mercado de turismo ambiental em Florianópolis e ter feito o curso de Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis em 2013, Jaqueline criou a sua própria empresa.

Atualmente, atende turistas de todo o Brasil e da própria cidade, oferecendo passeios turísticos diferenciados, com caminhadas, trilhas ecológicas, trilha de bicicleta e visitas a empreendedores locais, como restaurantes típicos.

fotojaque_materia_ecoexperiencia_equipePara se aperfeiçoar ainda mais, Jaqueline fez o curso de Guia de Turismo Regional (Santa Catarina) em 2014, e atualmente cursa o terceiro módulo do Guia de Turismo de Excursão Nacional (Brasil e América do Sul) pelas manhãs e o FIC Condutor Ambiental Local da Ilha de Santa Catarina à noite. “Como sou formada em comunicação social, precisava de qualificação profissional no turismo e o IFSC foi uma grande oportunidade, com excelente ensino gratuito. Em cada passeio que faço, sempre destaco a importância do Câmpus Continente em formar profissionais qualificados no ramo do turismo, atento sempre às questões culturais e ambientais e com um nível de professores excelentes”, completa.

Para Jaqueline, o IFSC foi fundamental na sua nova etapa de vida. “Quando pensei em iniciar uma nova carreira, a intenção era fazer algo que pudesse sensibilizar as pessoas para questões do meio ambiente e as riquezas culturais das populações tradicionais”, explica. Ela lembra que esse mercado ainda é pouco explorado, mas já chama a atenção de novos empreendedores. “Apesar de Florianópolis ser um destino, tendo como um dos principais atrativos suas belezas naturais, todas essas questões de turismo sustentável ainda são recentes, o mercado ainda está conhecendo essa nova forma de fazer turismo”, finaliza.

Para saber mais sobre a Eco Experiências, veja a matéria no portal Ecohospedagem.

 

Você também pode visitar o site da Ecoexperiências.

 

 

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.