Pareceristas externos contribuem com avaliação de novos cursos

8. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias
Pareceristas reuniram-se no Auditório da Reitoria.

O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizou nos dias 8 e 9 de abril a avaliação de 12 propostas de autorização de oferta de novos cursos superiores, em diversos câmpus. O processo contou com a colaboração de cinco pareceristas externos, que participaram das visitas aos câmpus e realizaram a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).

A participação dos pareceristas externos já é adotada no IFSC há alguns anos, com o objetivo de trazer um olhar diferenciado a esse tipo de avaliação. Também é uma forma de oferecer cursos já adequados às exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que reconhece e faz a classificação dos cursos.

A parecerista Sarah Souto Gomes, do Insituto Federal de Alagoas (Ifal), também é parecerista do Inep. Segundo ela, a avaliação externa “traz um olhar mais minucioso do que quem está no dia a dia, no câmpus”. No curso que avaliou, percebeu que os projetos estão muito bons, atendem à legislação, porém, precisam ainda de alguns ajustes antes de terem inscrições abertas.

Também do Ifal, Magno José Gomes da Silva observa que o IFSC apresenta grande diversificação de oferta de cursos, aliada ao número expressivo de regiões atendidas, cada uma com características diferenciadas e que precisam ser levadas em conta na elaboração dos PPCs.

Os principais itens a serem analisados pelos pareceristas são a infraestrutura física, o corpo docente e o PPC de cada curso. A avaliadora do IFSC, Flávia Moreira, destaca que a partir da inclusão do futuro curso no Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), os câmpus começam a adequar sua estrutura física e organizar o corpo docente. “Essa avaliação é importante porque os câmpus já podem ter um apontamento sobre o que podem melhorar para a avaliação do Inep”, explica.

Os pareceres finalizados nesses dois dias serão analisados na próxima reunião do Cepe e após, enviados para o Conselho Superior (Consup), que decidirá pela oferta ou não do curso.

Tags: , ,