Visita técnica mostra como é o processo de tratamento dos resíduos domésticos

23. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

visita-lagesOs alunos dos módulos II e IV do curso técnico em Análises Químicas realizaram uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Lages. A atividade, ocorrida no último dia 15, foi acompanhada pelos professores Michael Ramos Nunes, coordenador do curso, Marcel Piovezan e Lucia Baggio Martins. A visita faz parte das disciplinas de Análise e Tratamento de Águas e Efluentes (módulo II) e Química Ambiental (módulo IV).

“A visita teve como objetivo mostrar aos estudantes qual o destino dos resíduos domésticos gerados no município de Lages. Com isso, desejamos aumentar a consciência ambiental dos alunos, visto que o volume de material enviado para o aterro poderia ser muito menor se fossem corretamente separados os resíduos recicláveis nas residências”, afirma Michael.

visita-lages2Além disto os alunos aprenderam como é feito o processo de disposição final dos resíduos evitando a contaminação ambiental, também viram como funciona a estação de tratamento de efluentes do aterro sanitário que recebe e trata toda parte líquida dos resíduos enviados para o aterro.

E o objetivo da atividade foi alcançado, basta ver a explicação do aluno Elder Andrade, do IV módulo. Ele nunca havia ido a um aterro e ficou surpreso com o tamanho e a complexidade do procedimento no tratamento dos resíduos. “O engenheiro ambiental explicou todas as etapas do processo. Desde o preparo do terreno até como é recoberto o lixo. Primeiro eles abrem as células, que são grandes buracos, onde fazem a compactação do solo pro chorume não infiltrar. Depois recobrem com uma manta plástica chamada de geomembrana, e então preparam o sistema de drenagem e recobrem com um pouco de terra”, explica o estudante.

visita-lages3Na próxima etapa do processo, o lixo vai sendo acumulado, espalhado (etapa que conta com a colocação de tubos para liberação de gases), compactado e por fim, enterrado. Quando o chorume atinge o sistema de drenagem, é redirecionado para outro campo, o de tratamento. São lagoas, uma anaerobias, duas facultativas, duas aeradas e uma físico-química. Na anaerobia se inicia o processo de decomposição do chorume, e vai até as aeradas, logo depois entra na físico-química que recebe o tratamento de decantação.

“Eu classifico a visita como uma aula também. O que vimos sobre poluição e tratamento de resíduos em nas aulas de química ambiental, pudemos ver como é feito em pratica.”, ressalta Elder, que lembra que o processo, apesar de não acabar 100% com a poluição gerada, causa uma redução impressionante.

Tags: