Servidores do IFSC participam de intercâmbio nos Estados Unidos

29. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

alamo2015Nove servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram, durante o mês de fevereiro, de um curso para aperfeiçoamento da língua inglesa no San Antonio College, no Texas, Estados Unidos. Além dos representantes do IFSC, participaram também servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

alamo2015-janaA psicóloga Janaína Turcato Zanchin conta que as aulas de inglês abordavam um pouco de gramática e muito da vivência prática do dia a dia. “A professora tinha muito tempo de experiência docente, então isso ajudava muito. Discutíamos as diferenças culturais e de costumes, como o fato dos americanos não ficarem muito próximos em um diálogo, ou se abraçarem, por exemplo”, relata. Para ela, isso ajudou muito na compreensão do cotidiano. “Fizemos também pesquisas on-line sobre a história do Texas e de San Antonio, o que também ajudou a compreender a formação daquela cidade com aquelas características, destacando o ‘mix’ com a cultura mexicana”, acrescenta.

Além das aulas de inglês, os servidores tiveram um treinamento técnico que envolveu os seguintes temas: sistema operacional para atividades acadêmicas on-line e gratuito (semelhante ao Moodle); empreendedorismo; energias renováveis; visita à fábrica da Toyota; e sistema do Alamo para o sucesso estudantil.

alamo2015-22

Nos fins de semana e em algumas noites os servidores participaram de atividades culturais, que incluíram uma visita aos sítios históricos de San Antonio (The Missions e The Alamo), visita ao RiverWalk, visita a dois museus de arte da cidade, ida ao Rodeio de San Antonio, uma ida ao jogo de basquete do time local (San Antonio Spurs) e visita à Austin (capital do Texas). “Deu pra conhecer bem a cidade. Lá as pessoas têm muito mais acesso à cultura. A quantidade de museus e atividades culturais ofertadas é muito maior do que aqui”, avalia Janaína.

Para a psicóloga, essa foi uma boa chance de observar outras culturas e entender as diferenças. “Acho que isso ajuda muito no nosso dia a dia no cotidiano do IFSC, porque é preciso entender as diferenças das pessoas com quem trabalhamos já que, mesmo dentro do mesmo país, as pessoas tem costumes e culturas bem diferentes e não dá pra julgá-las a partir do nosso parâmetro”, conclui Janaína.

Muito além da fluência no inglês

Digital image

Depois de fazer o curso, a técnica em assuntos educacionais do Câmpus Canoinhas, Ana Cláudia Burmester, voltou para casa com uma experiência muito mais ampla que a fluência no inglês. O intercâmbio também proporcionou o conhecimento do sistema de ensino americano, a vivência da história da região e o tão falado choque cultural, garantindo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para Ana Cláudia, a experiência na sétima maior cidade dos Estados Unidos foi maravilhosa. “Primeiro, porque ter aula de inglês todos os dias, com uma professora nativa e sem outra opção de conversação realmente me ajudaram bastante, principalmente na pronúncia, discriminação dos sons e na habilidade de ouvir. Outro ponto importante foi o conhecimento do sistema de ensino dos ‘colleges’ americanos, que tem, de certa forma, muitas semelhanças com o nosso”, avalia.

Sobre o sistema de educação americano, dois pontos chamaram a atenção da servidora do Câmpus Canoinhas: a semelhança no perfil dos alunos, que também são os primeiros da família a ingressar na vida acadêmica; e o processo de aconselhamento profissional disponibilizado aos jovens para traçar seu plano de vida e de carreira. “Eles são motivados por um lema muito forte que é: quanto mais você estuda mais você ganha”, conta.

alamo2015-3Melhoria nos processos

A fim de melhorar o processo para as próximas edições do intercâmbio, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais irá propor a criação de um grupo de trabalho, com a participação de servidores que já participaram das duas primeiras edições do curso. O objetivo do GT será propor algumas mudanças no edital e construir um manual, com informações sobre visto, cultura, clima, costumes e outras dicas sobre o intercâmbio.

Confira abaixo a lista de participantes do IFSC:

• Alcione Alves Hulse – Reitoria (Proppi)
  • Ana Cláudia Burmester – Câmpus Canoinhas
  • Ana Paula Korb – Câmpus Araranguá
  • Bruna de Araújo Dechen – Câmpus Florianópolis-Continente
  • Fernanda Corrêa Garcia – Câmpus Tubarão
  • Janaína Turcato Zanchin – Reitoria (Proen)
  • Kleyton Marcelino Serafim – Câmpus Palhoça Bilíngue
  • Lucas Bastinello Scremin – Câmpus Florianópolis