IFSC promove sua 3ª Semana de Museus

5. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Informes, Matérias, Reitoria

CARTAZ_semana_museus-VFinalDiversas atividades estão programadas para a 3ª Semana de Museus do IFSC, de 18 a 23 de maio, paralelamente à 13ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Reitoria e 13 câmpus estão com uma programação especial, dentro do tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Segundo a coordenadora das atividades no IFSC, Sandra Guimarães, realizar eventos relacionados a museus colabora na construção de uma cultura institucional relacionada aos espaços de memórias e a suas implicações na contemporaneidade. “O Instituto está em processo de implantação do Centro de Memória, Documentação e Cultura (CMDC – IFSC). Assim, se queremos ter espaços de memória institucional temos que trabalhar e investir em ações nesta área”, afirma.

Na programação da Reitoria e Câmpus Continente, a abertura da Semana será dia 18 de maio, às 9h, com a participação de gestores do IFSC e mesa-redonda sobre o tema do evento, “Museus para uma sociedade sustentável”, no Auditório da Reitoria.

Veja quais câmpus promovem a Semana de Museus e a programação de cada um:

Reitoria/Câmpus Florianópolis-Continente

Câmpus Criciúma