Projeto de inclusão do Câmpus Florianópolis recebe menção honrosa em premiação nacional

14. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O projeto que originou a compra de uma cadeira de rodas automatizada para alunos com deficiência motora no Câmpus Florianópolis recebeu uma menção honrosa no 5º Prêmio Reabilitação Profissional do Centro Brasileiro de Saúde e Segurança Industrial (CBSSI). A entrega da premiação será no dia 15 de junho, em Campinas (São Paulo).

O Prêmio Reabilitação Profissional foi criado em 2009 com o objetivo de distinguir, reconhecer e incentivar as melhores práticas e tecnologias em reabilitação, acessibilidade e inclusão social.

Inscrito pelo vice-diretor, Marcelo Martins, e pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Florianópolis, o artigo resumiu as ações que levaram à compra de uma cadeira automatizada para uso de uma aluna do curso técnico em Saneamento. Além da tração motorizada, a cadeira permite que a aluna fique em pé e possa alcançar as bancadas, participando de experimentos de laboratório que seriam impossíveis de serem feitos com o uso de uma cadeira comum.

“A inclusão das diferenças nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica tem sido uma prática cada vez mais presente e são inúmeros os desafios por conta das adaptações necessárias. Isto porque, na perspectiva da diversidade, entendemos que pelas diferenças podemos construir uma educação mais voltada para as diversas aprendizagens e mais comprometida com o desenvolvimento humano, social e cidadão”, defendem Cristiane e Marcelo no artigo premiado.

Tags: