Alunos de Agroecologia do Câmpus Lages receberam capacitação sobre crédito rural

20. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

palestra-lagesOs alunos do módulo IV do curso técnico em Agroecologia receberam a visita do engenheiro Agrônomo João Frederico Mangrich, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O profissional foi ao câmpus para explicar aos alunos as diferentes possibilidades de linhas de crédito para os produtores por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Os alunos aprenderam a diferenciar o que é custeio e o que investimento, coisas importantes na hora de conseguir um financiamento para a propriedade rural. “Custeio são gastos de produção, como sementes e adubos. Já o investimento é aquele recurso usado em bens duráveis, como infraestrutura e automóveis”, explica.

O engenheiro reforça ainda que para utilizar as linhas de crédito é necessária a justificativa do dinheiro aplicado. “Se eu peço o recurso para aplicar em um carro que vai me ajudar no transporte, este deve ser um utilitário, não pode ser um esportivo”, disse.

A atividade foi desenvolvida na unidade curricular Extensão Rural e Políticas Públicas, ministrada pela professora Luciane Costa. Segundo ela, “faz parte das atribuições do Técnico em Agroecologia auxiliar os agricultores no acesso a financiamentos de safras e melhorias na infraestrutura da propriedade”. A ideia é o que os alunos sejam consultores no assunto junto aos produtores da região.

Tags: